Relatórios da Comissão Especial de Segurança Pública encontram-se em fase conclusiva

(com fotos)
12/03/2002 19:51

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A comissão especial constituída pela Assembléia Legislativa com a finalidade de analisar todos os projetos relativos à segurança pública em tramitação na Casa reuniu-se nesta terça-feira, 12/3, para discutir os relatórios parciais apresentados pelos deputados que a compõem. Em fase conclusiva, os relatórios reúnem as diversas matérias em grupos temáticos.

Todos os projetos que tratam do sistema prisional foram apreciados pelo deputado Afanasio Jazadji (PFL) e pela presidente da Comissão, deputada Rosmary Corrêa (PMDB). Ambos propuseram a reunião de vários projetos semelhantes em substitutivos, que deverão ser encaminhados à Mesa e, posteriormente, apresentados pela Comissão Permanente de Segurança Pública.

Um dos substitutivos propostos pelos deputados prevê que as unidades prisionais sejam administradas através de convênios entre o Estado e a iniciativa privada, com a criação de presídios-fábricas. Um segundo projeto proíbe qualquer contato físico entre presos e visitantes - o que extinguiria as visitas íntimas -, enquanto outro determina que os detentos que estão sendo transferidos usem macacões cor de laranja, com listras pretas ou brancas.

Vanderlei Siraque, deputado pelo PT, e Roque Barbiere, do PTB, também propuseram um substitutivo que torna obrigatória a instalação de detectores de metal em terminais de passageiros, supermercados, shopping centers, escolas, instituições financeiras, campos de futebol e ginásio de esportes.

A comissão, que dispõe do prazo de 30 dias para realizar seu trabalho, deverá realizar uma reunião conclusiva na próxima terça-feira, 19 de março. Depois disso, todos os resultados serão encaminhados à apreciação do Colégio de Líderes da Assembléia.

alesp