Recapeamento de vicinais na região de Bauru


18/02/2005 16:15

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Pedro Tobias

O deputado Pedro Tobias (PSDB) anunciou que o Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Transportes, autorizou o recapeamento asfáltico da estrada vicinal "Lauro Perazzoli", um trecho de 18 quilômetros que interliga os municípios de Macatuba, Igaraçu do Tietê e Barra Bonita. De acordo com o deputado, a restauração desta estrada será feita em parceria e custará mais de R$ 1 milhão. "O Estado vai doar o material asfáltico e as prefeituras beneficiadas e empresas parceiras das respectivas cidades vão entrar com maquinário e mão-de-obra", explicou Pedro Tobias, logo após audiência que teve com o secretário dos Transportes do Estado, Dario Rais Lopes, na última terça-feira (15/2) em São Paulo.

Também participaram do encontro, articulado pelo deputado, os prefeitos de Igaraçu do Tietê, Guilherme Fernandes (PSDB); de Macatuba, Coolidge Hercos Júnior (PMDB); e de Mineiros do Tietê, Edson Sabaíne (PTB), além do coordenador de topografia do grupo Cosan (Usina da Barra), Mário Fregolente.

Após a audiência, o deputado Pedro Tobias afirmou que ficou definido que o material asfáltico começará a ser doado pelo Estado a partir de maio. Segundo ele, a retirada do produto será feita no Departamento de Estradas de Rodagem (DER), sediado em Bauru.

Vicinal

Além da recuperação da estrada "Lauro Perazzoli", o deputado Pedro Tobias também viabilizou a restauração de mais 10 quilômetros da vicinal "Orlando Chesini Ometto", que interliga os municípios de Barra Bonita e Mineiros do Tietê. De acordo com o parlamentar, o recapeamento também será feito por meio de parceria entre Estado, municípios e iniciativa privada.

Também está em estudo na Secretaria dos Transportes uma outra reivindicação do deputado Pedro Tobias e dos prefeitos: o recapeamento da vicinal Guido Olivato, um trecho de sete quilômetros que dá acesso ao Clube de Campo da Usina da Barra.

Os prefeitos de Macatuba, Igaraçu do Tietê e Mineiros do Tietê comemoram o resultado da audiência. "Unimos as forças e conseguimos resolver um antigo problema", afirmaram.

Edson Sabaíne, prefeito de Mineiros do Tietê, lembrou que a vicinal Barra-Mineiros foi construída havia mais de 20 anos e, desde então, só recebia operações tapa-buracos. "Finalmente vamos conseguir recuperar totalmente o trecho de 10 quilômetros que está bastante deteriorado", disse ele.

Já o prefeito de Macatuba, Coolidge Hercos Júnior, destacou a importância da parceria. "Quando você faz um trabalho sério e transparente, o Estado e as empresas acreditam e participam do processo", comemorou.

O prefeito de Igaraçu do Tietê, Guilherme Fernandes, também está eufórico com a realização das obras, especialmente com a recuperação da vicinal Lauro Perazzoli. "Essa estrada existe há mais de 16 anos e necessitava do recapeamento. Com isso, o escoamento da safra agrícola será feito mais rapidamente e os usuários terão mais segurança", ressaltou.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp