Parlamentar vai cobrar ações sobre VLP na Secretaria de Transportes Metropolitanos


18/03/2005 16:43

Compartilhar:


A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT), vai se reunir, na próxima quarta-feira, 23/3, com o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Jurandir Ribeiro Fernandes. Na pauta, a cobrança de ações concretas para implantação do projeto de Veículos Leves sobre Pneus (VLP) e a discussão de melhorias imediatas no sistema de transporte coletivo metropolitano. A parlamentar está convidando todos os prefeitos da Região Metropolitana da Baixada Santista a participar do encontro.

"Precisamos cobrar medidas concretas. Chega de promessas não cumpridas. Toda população já está farta de o governo estadual ocupar espaços na mídia para anunciar prazos para início das obras e nada acontecer", enfatiza Prandi, lembrando que em junho do ano passado, o secretário e todo primeiro escalão da Pasta participaram de uma audiência pública em São Vicente.

Neste encontro surgiu a proposta do VLP em lugar do projeto anterior, que previa um sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT). "O secretário apresentou uma série de dados que mostrava um custo menor do VLP, o que traria viabilidade econômica ao projeto. Ficou definido que até agosto de 2004 deveria acontecer um seminário para discutir e apontar uma proposta definitiva a ser implantada na Baixada. O tempo passou e a discussão não aconteceu", ressalta Maria Lúcia.

Desde sua gestão como presidente da Câmara de Vereadores de Santos (93/94), a parlamentar vem lutando por um sistema de transporte coletivo integrado e integrador da Baixada. "Tentei de todas as formas impedir o sucateamento e a extinção do TIM (Trem Intrametropolitano). Apesar de mal cuidado, ele cumpria uma função importante. Hoje, passados seis anos de sua desativação a população continua carente de um transporte ágil e eficiente, que interligue as diversas cidades", acrescenta a deputada.

Para ela, o governo estadual não tem direito de continuar prorrogando a novela e submetendo mais de 1,5 milhão de moradores da Baixada a pagar caro para andar em ônibus superlotados. "São muitas queixas em relação às linhas intermunicipais: tarifas caras, pessoas que chegam atrasadas ao trabalho e à escola e falta de ônibus adaptados para transporte de deficientes físicos. É preciso dar um novo rumo a isso, com a concretização do VLP. Não podemos admitir que eventuais interesses econômicos de grupos empresariais fiquem acima das necessidades da população."

Ciclovia

Outra preocupação da deputada Prandi é garantir a implantação de uma ciclovia, margeando o trajeto que será utilizado pelo futuro sistema na ligação entre as áreas continental e insular de São Vicente. "Ano passado, o secretário garantiu que a ciclovia está inclusa na proposta. Como a cada momento, surge um projeto diferente, precisamos ficar atentos para que a ciclovia seja realmente concretizada", acrescenta a parlamentar.

Passe para os professores

A deputada Maria Lúcia Prandi vai aproveitar o encontro para cobrar a alteração imediata de uma portaria da Secretaria de Transportes Metropolitanos, que não concede desconto para professores de Educação Infantil na aquisição de passes escolares. "Esta é uma discriminação absurda, que não pode continuar. O pedido já havia sido feito por ofício e vou cobrar a mudança pessoalmente ao secretário Jurandir", conclui a parlamentar.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp