Deputada recebe troféu Vênus de destaque na política


01/04/2004 14:33

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

O CIM-Mulher (Centro de Integração de Sorocaba) homenageou a deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), no dia 20/3, com o troféu Vênus como destaque político da cidade em 2003. A parlamentar foi premiada por seu trabalho ao longo do seu primeiro ano de mandato e pelo fato de ser a primeira mulher da cidade a se eleger deputada estadual.

Ao longo dos primeiros 12 meses na Assembléia Legislativa, Maria Lúcia apresentou 14 projetos de lei, um projeto de resolução, duas moções, 51 indicações, 5 requerimentos, 60 emendas ao Plano Plurianual (com três aprovadas), 72 emendas ao Orçamento de 2004 (11 aprovadas) e uma emenda substitutiva. Ela é membro de cinco comissões permanentes da Casa.

Entre os projetos apresentados pela deputada, destaca-se o que propõe concentrar o atendimento a mulheres vítimas de violência em um mesmo local, que ofereça atendimento médico-emergencial, exame de corpo de delito, registro da ocorrência pela polícia e acompanhamento psicológico. Também é iniciativa de Maria Lúcia a proposta de obrigar hospitais, clínicas, prontos-socorros, funerárias e Institutos Médicos Legais a notificar os Conselhos Comunitários de Segurança dos municípios sobre mortes decorrentes de lesões corporais originadas de violência interpessoal.

Projetos moralizadores

A deputada apresentou ainda projetos moralizadores, como o que restringe a denominação de prédios, rodovias e repartições públicas a pessoas ligadas à cidade e ao segmento da homenagem, e projetos voltados para as pessoas carentes, como o que cria o curso gratuito pré-vestibular nas universidades públicas do Estado.

Além disso, Maria Lúcia trabalhou na área da segurança, por exemplo, com o Programa Especial de Proteção a Juízes, voltado para evitar que os magistrados sejam ameaçados por bandidos por conta das suas sentenças.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp