Secretaria municipal da Educação lança Projeto Vida na Assembléia

Escolas municipais terão programas para combater a violência e estimular a cidadania
19/10/2001 20:03

Compartilhar:


Da redação

João Eca, 11 anos, é um super-herói - e não por acaso ele tem a mesma idade e sobrenome correspondente às iniciais do Estatuto da Criança e do Adolescente. Ele simboliza a defesa dos direitos da infância e é o personagem principal de uma série de vídeos que farão parte do Projeto Vida, lançado nesta sexta-feira, 19/10, pela Secretaria Municipal de Educação, em cerimônia realizada na Assembléia Legislativa.

O Projeto Vida pretende combater a violência nas escolas e promover a discussão, entre crianças e adolescentes, da legislação que tem a missão de garantir seus direitos. Cartilhas e vídeos tendo João Eca como personagem serão distribuídos às 872 escolas da rede municipal, para incentivar o debate sobre os diversos aspectos do estatuto entre seus 980 mil alunos.

"O Projeto Vida quer aproveitar o lado positivo da energia dos jovens, e mostrar que a violência não deve ser tratada com boletins de ocorrência, mas com educação", resumiu o secretário municipal da Educação, Fernando José de Almeida, que representou a prefeita Marta Suplicy no evento.

Educomunicação

Entre os programas do Projeto Vida estão o Escola Aberta, que prevê a abertura dos colégios para atividades culturais e de interesse da comunidade, num trabalho articulado entre diversas secretarias municipais; e o Educom.rádio (em parceria com o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo), que adota o conceito da "educomunicação" para ajudar educadores e estudantes a usar técnicas de comunicação - radiofônica, sobretudo - para discutir e resolver problemas do dia-a-dia, como a violência.

"A escola recebe os respingos de uma sociedade violenta. Para mudar isso precisamos romper com a atitude de solidariedade inoperante", destacou a professora Dirce Gomes, coordenadora do Projeto Vida. Atualmente, 37 escolas já estão participando dos workshops e oficinas de rádio, discutindo temas como "Comunicação e Construção da Paz" e realizando produções radiofônicas. O programa Educom.rádio pretende, até o segundo semestre de 2004, atingir 455 escolas, com 9.100 participantes.

Reconhecimento do trabalho parlamentar

"A escolha da Assembléia para o lançamento do Projeto Vida é um reconhecimento ao trabalho parlamentar", avaliou o vereador paulista Carlos Neder (PT), autor da Lei 13.096/2000, que criou um programa de prevenção à violência nas escolas em âmbito municipal. O primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, deputado Hamilton Pereira (PT), aposta na ação dos municípios para a implantação de iniciativas desse tipo. Ele é autor da Lei 10.312/99, que criou um programa de participação comunitária contra a violência escolar em todo o Estado. "Enviei cópias dessa lei para várias cidades, para provocar a discussão sobre o assunto", disse. Segundo Pereira, leis semelhantes já foram aprovadas em Salto e Itapetininga.

O presidente da Assembléia paulista, deputado Walter Feldman, lembrou a importância da formação das novas gerações. "As escolas devem ser centros de formação de cidadãos, não só do ponto de vista pedagógico", afirmou na abertura do evento.

Vôo da paz

No lançamento do Projeto Vida houve apresentação de grupos musicais formados por alunos das escolas municipais e apresentação de flashes informativos produzidos por participantes do Educom.rádio. Uma exposição com pôsteres contra o racismo e cartazes feitos por estudantes ocupou parte do saguão do Auditório Franco Montoro. Entre os cartazes, que procuram discutir a paz a partir do atual conflito e dos ataques aos Estados Unidos do dia 11 de setembro, um deles, feito por alunos de 4ª série, é preciso ao desenhar as duas torres do World Trade Center, em Nova York, e um avião que, tendo a palavra "paz" nele escrita, voa não em rota de colisão com os edifícios, mas acima deles.

alesp