Projeto que cria "Monumento Natural Geiseritos de Anhembi" é aprovado na Assembléia Legislativa

05/07/2007 17:47

Foi aprovado recentemente na Assembléia Legislativa o Projeto de Lei nº 586/2007, de autoria do deputado estadual Adriano Diogo, que cria o "Monumento Natural Geiseritos de Anhembi", com a finalidade de preservar esses registros de grande importância geológica e belezas cênicas. O projeto foi encaminhado ao governador Serra e aguarda sanção para se tornar lei.

"Vários habitantes da cidade de Anhembi nem desconfiam, mas os geiseritos são mais antigos que os dinossauros e guardam informações sobre o passado do planeta, que podem revelar segredos da Terra de 250 milhões de anos atrás", afirma Adriano Diogo.

A cidade do interior paulista possui 4.500 geiseritos (estruturas em formato de cone parecidas com um cupinzeiro), distribuídas em uma área de aproximadamente 1,5 quilômetro quadrado.

Os geiseritos são formações semelhantes aos gêiseres, aqueles cones com um duto interno por onde jatos de água quente saem do interior da terra e chegam até a atmosfera. As estruturas de Anhembi (a cerca de 160 quilômetros de Campinas) eram conhecidas da literatura científica desde 1972, mas passaram a ser estudas mais profundamente a partir de 2003, por meio de um projeto de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

"O que encontramos em Anhembi é talvez o único registro geológico no mundo de atividade hidrotermal muito intensa no período Permiano", afirma o diretor do Instituto de Geociências da USP e coordenador da pesquisa, Jorge Kazuo Yamamoto. A pesquisa poderá ainda auxiliar os cientistas a identificar, por exemplo, quais eram as bactérias que viviam naquele ambiente, para serem comparadas com as atuais, que têm aplicação industrial. O trabalho dos pesquisadores da USP resultou num artigo que foi publicado em 2005 na revista Nature e que foi anexado ao projeto de lei.

adiogo@al.sp.gov.br