Reforma da Previdência é tema de programa na TV Assembléia


30/06/2003 17:00

Compartilhar:


Da assessoria do seputado José Caldini Crespo



O deputado José Caldini Crespo (PFL), 2.º secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, participou da gravação do programa Em Discussão, da TV Assembléia, na tarde de terça- feira, 24/6. O programa -do qual participaram também os deputados Sebastião Almeida (PT) e Conte Lopes (PP) - teve como tema a reforma da Previdência.

Crespo expôs algumas de suas idéias a respeito do assunto. "Todos queremos a reforma da Previdência, ninguém tem dúvida de que ela é necessária", disse o deputado. "Resta saber como será feita e se direitos já adquiridos serão respeitados".

O deputado lembrou que, no sistema previdenciário, as pessoas contribuem hoje para receber depois e que, para que dê certo, é necessário que seja feito um cálculo atuarial e criado um fundo onde o dinheiro é depositado e através do qual é investido para que não acabe. "Mas não foi feito e todo mundo empurrou o problema para ser resolvido depois. E todos somos responsáveis, porque não cobramos a solução do problema. Ninguém fez nada, nem a população, nem os servidores que não cobraram uma solução. Era lógico que um dia ia faltar dinheiro", afirmou Crespo, ressaltando que o problema vem de outros governos.

Para Crespo, uma pessoa quer para si e para sua família uma vida digna. "Uma casa, um carro na garagem, comer bem. É o objetivo de todos, inclusive na aposentadoria. Nos países mais desenvolvidos a diferença entre os salários mais baixos e os mais altos é de 4, 6 ou 10 vezes. Aqui no Brasil é de mais de 20 vezes." O deputado destacou que a aposentadoria é um direito de todos e que a inatividade não é saudável, mas lembrou que muitos se aposentam para continuar trabalhando e complementar a renda, já que há pessoas que recebem aposentadorias aviltantes.

Outro fato destacado por Crespo é o de que, além da questão do direito adquirido, as expectativas dos servidores têm de ser respeitadas. "As pessoas, quando entraram no serviço público, tinham uma determinada expectativa e isso não pode ser esquecido, principalmente na questão da idade. Acredito que o mais correto seja estabelecer uma tabela de transição, como existe hoje. Pelo que sei não é o que se está propondo, mas seria o mais justo."

Sobre a administração municipal das aposentadorias, Crespo afirmou que conhece diversos casos de prefeituras que se enquadraram nas regras atuais e que estão funcionando bem. "Sou municipalista e acredito que os municípios têm plena condição de gerir seus recursos e administrá-los bem." Ainda sob o prisma de suas convicções municipalistas, o deputado disse que "o governo federal não tem competência para gastar tanto em tantas esferas" e que "o governo federal, de um modo geral, gasta mal e administra mal o dinheiro do povo".

Ao encerrar sua participação, o parlamentar sugeriu que as pessoas se mobilizem e se manifestem a respeito das reformas propostas pelo governo. "O momento de participar é agora. O povo não pode ficar apenas esperando pelos deputados, por mais bem intencionados que eles possam ser", concluiu.

jccrespo@al.sp.gov.br

alesp