Deputada repudia possível fechamento da Unesp de Registro


11/04/2007 16:52

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) ocupou a Tribuna da Assembléia Legislativa para defender a manutenção do campus de Registro da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), que estaria ameaçado de fechamento. A parlamentar também manifestou solidariedade aos alunos do último ano de Agronomia, que estão em greve para reivindicar estágio e em protesto contra as condições das instalações da unidade.

"O que nos preocupa particularmente é a entrevista do diretor desse campus, professor Sérgio Hugo, a um jornal local, dizendo que a Unesp de Registro, cuja instalação reflete uma luta histórica, poderá ser extinta", afirmou a deputada. Segundo a parlamentar, ela própria recebeu, há poucos dias, uma documentação encaminhada pelo reitor da Unesp, professor Marcus Macari, que trata da criação do Museu Dinâmico da Mata Atlântica, vinculado àquela unidade educacional. "Já buscamos contato com o reitor, que se encontra no campus de Ilha Solteira. Queremos as informações, porque existe uma luta muito grande na cidade", enfatiza Maria Lúcia.

A parlamentar lembra que o vereador Raul Calazans, do PT de Registro, quando presidiu a Câmara local, economizou recursos do Legislativo e transferiu-os à prefeitura, para compra de terreno para abrigar o campus definitivo da universidade. Atualmente, a unidade funciona no antigo Cefam. A aquisição da área foi efetivada em outubro do ano passado. "Depois de tanta luta e com o terreno adquirido, é enorme a preocupação com a possibilidade de fechamento desse campus, que é o único do Litoral Sul e Vale do Ribeira. A Unesp, considerada a universidade mais democrática por possuir unidades regionais em praticamente todo o Estado, não pode deixar esse vazio no Vale do Ribeira", afirma a deputada.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp