Governo autoriza convênio de R$ 2,9 milhões para ampliação da malha cicloviária de Santos


16/11/2005 10:23

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

O Governo Estadual autorizou a celebração de um convênio entre a Secretaria Estadual de Turismo e a Prefeitura de Santos, que prevê a liberação de R$ 2,9 milhões para construção de um ciclovia na avenida Afonso Pena. O anúncio atende reivindicação da deputada Maria Lúcia Prandi (PT), que vem lutando pela ampliação da malha cicloviária na Região Metropolitana da Baixada Santista.

"Nossas cidades são majoritariamente planas, o que permite a criação de uma ampla malha cicloviária integrando praticamente toda a região", afirma Maria Lúcia. Outro ponto salientado é com relação ao uso da bicicleta como instrumento de lazer e dos benefícios para a saúde.

Além dos recursos para a ciclovia da Afonso Pena, a deputada Prandi também defende investimentos na melhoria do equipamento da avenida Mário Covas (antiga Portuária). Outra via que precisa de uma área exclusiva para bicicletas é a Nossa Senhora de Fátima. Na Orla, a Prefeitura já está licitando a obra de prolongamento da ciclovia até as proximidades do Deck do Pescador, mas a parlamentar entende que a extensão deveria ir até o terminal das balsas Santos " Guarujá.

Em 1999, a parlamentar denunciou a intenção do Governo Estadual de cobrar a travessia dos ciclistas, provocando uma ampla reação dos usuários. Acuado, o Estado recuou e manteve a gratuidade, conquistada há décadas.

A deputada Prandi busca a liberação de verbas para outras ciclovias na região. Em Guarujá, é fundamental a viabilização de um projeto para escoar todo volume de bicicletas que circulam pela avenida Adhemar de Barros.

Em São Vicente, há necessidade de criar um equipamento na orla, dando seqüência à ciclovia que atravessa toda extensão da praia de Santos. Além disso, já está prevista a construção de uma via exclusiva que acompanhará todo o trajeto do corredor de Veículos Leves sobre Pneus (VLP). "É uma luta contínua. Cada avanço, como a liberação dos recursos para Santos, é motivo para comemoração e também combustível para nos mantermos firmes na caminhada", conclui a deputada Prandi.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp