Ex-secretário será ouvido sobre caso Alstom


16/06/2008 17:32

Compartilhar:


O ex-secretário de Energia do Estado e presidente do Conselho da Eletropaulo na época em que foram negociados contratos com a multinacional Alstom, David Zylbersztajn, está convocado pela CPI da Eletropaulo para reunião desta terça-feira, 17/6, às 14h30, no auditório D. Pedro I. Os deputados petistas, vão perguntar ao ex-secretário tucano sobre o processo de privatização da Eletropaulo, que é o tema principal da CPI, e também irão questioná-lo sobre como se deram as negociações de contratos milionários entre a empresa e a Alstom.

David Zylbersztajn, é professor do Instituto de Energia da PUC-RJ e foi o primeiro a comandar a Secretaria de Estado de Energia no governo Mário Covas, permanecendo no cargo até janeiro de 1998. Ele já havia sido convocado pela CPI, que apura as possíveis irregularidades na venda da empresa, quando do seu processo de privatização.

Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, de 30/5, seis empresas offshore, duas das quais controladas por brasileiros, teriam sido utilizadas pela multinacional francesa Alstom para supostamente repassar propinas a autoridades e políticos paulistas entre 1998 e 2001. Os pagamentos seriam feitos com base em trabalhos de consultoria de fachada. O valor atualizado das comissões supostamente pagas pela Alstom em troca da assinatura de contratos em São Paulo chegaria a aproximadamente R$ 13,5 milhões.



lider@ptalesp.org.br

alesp