Situação da Portus será discutida na AGU


08/05/2008 18:50

Compartilhar:


Técnicos da Advocacia Geral da União (AGU) e da Secretaria de Previdência Complementar (SPC) do Ministério da Previdência Social estarão reunidos dia 9/5. O encontro tem como objetivo buscar uma solução para a crise do Portus, fundo de pensão dos trabalhadores portuários, e foi determinado pela ministra da Casa Civil, Dilma Roussef.

A informação foi repassada por técnicos da SPC à deputada Maria Lúcia Prandi (PT). A parlamentar esteve no dia 7/5 em Brasília, para tratar da questão com o senador Aloizio Mercadante (PT), e com representantes do Portus, da Federação Nacional dos Portuários e do governo federal. "O encontro de amanhã na AGU é mais um passo na busca de uma solução para o Portus. Estamos envidando todos os esforços para preservar a instituição e seus beneficiários", enfatiza Prandi.

Conforme a parlamentar, também haverá reunião na Secretaria Especial de Portos, onde estarão presentes representantes do Portus e da Federação Nacional dos Portuários. A meta é formalizar a criação de uma comissão tripartite para aprofundar os estudos em busca de alternativas para impedir a extinção do fundo de pensão, que tem mais de 13 mil beneficiários titulares em todo o Brasil.

"Desse total, mais de cinco mil são de Santos. Para nossa cidade e região, a falência do Portus traria desdobramentos econômicos e, acima de tudo, sociais incalculáveis. Por isso, tenho me empenhado e perseverado na busca de uma solução negociada", reafirma a deputada Prandi, que articulou com o senador Mercadante o encontro no Congresso. "Foi uma oportunidade importante, que apontou alternativas", completa.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp