O que o brasileiro não aprendeu

Opinião
20/08/2008 17:56

Compartilhar:


Há um grande desinteresse político por parte dos brasileiros, mas não creio que seja culpa dos cidadãos. Durante um longo tempo, ainda na época dos coronéis, a política não era problema para trabalhadores, mas assunto exclusivo de quem governava. Muitos episódios se passaram desde então, e uma semente de consciência política foi lançada em nosso país, dando vida aos sindicatos e industrializando o Brasil. Esses foram tempos de revolta e de muita luta, até chegarmos à democracia. Era para ser bom, mas a falta de informação ainda afasta os nossos jovens desse cenário.

A nossa política é muito questionada por ser confundida com as ações dos políticos profissionais, principalmente pelos maus políticos. Seria interessante que as crianças e os jovens dessa geração recebessem uma educação política adequada, para que no futuro tivessem condições de mudar a forma de administração, de opinar conscientemente e de votar com a esperança de ver resultados positivos por estar exercendo seu papel como eleitor.

Mas a realidade é outra. Basta você tocar no assunto "política" e a maioria dos estudantes não se empolga para discutir o tema. Muitos são bem informados e bastante críticos em relação a tudo o que acontece, mas existe um número ainda muito grande de pessoas que não sabe para que serve uma Comissão ou qual o trabalho de um deputado. Alguém precisa mostrar como a política acontece. Política é a forma de organizar uma nação, de administrar seus bens e de fazer justiça aos cidadãos. Isso é necessário para a vida humana, mas a política não foi inventada por homens, ela já foi instituída por Deus desde o início dos tempos e podemos conferir isso na Bíblia.

Portanto, embora haja políticos ruins, a política por si só é algo bom. Não veja mais a política como o simples ato de "votar". Fazemos política em nosso trabalho, em alguma atividade esportiva, quando nos defendemos como consumidores, quando lutamos pelos nossos direitos ou quando lutamos pelos direitos dos nossos filhos. E como fazemos tudo isso? Muitas vezes por impulso, mas se nos preocuparmos em conhecer o Código de Defesa do Consumidor ou o Estatuto da Criança e do Adolescente, as leis de trânsito ou ainda ter algum conhecimento da Constituição, faremos política de forma mais consciente e correta.

Pense nisso. Somos igualmente responsáveis pelas nossas ações políticas no decorrer de nossas vidas e podemos fazer uma grande diferença para o nosso país quando estamos bem informados e capacitados para tomar atitudes.



*José Bittencourt é deputado estadual pelo PDT

alesp