Notas de Plenário


29/08/2008 19:03

Compartilhar:


Manifestação efusiva



Segundo Olímpio Gomes (PV), se o governo do Estado não apresentar uma proposta "concreta e decente" para atender as reivindicações trabalhistas dos policiais, a categoria deverá entrar em greve. "Não queríamos que se chegasse a esse ponto, mas o governador não tem demonstrado nenhum respeito pela polícia", disse Gomes. Ele promete aproveitar a parada militar de 7 de Setembro para manifestar-se "física e efusivamente" contra a atitude do Executivo nessa questão: vai chegar mais cedo, ocupar o a arquibancada diante do palanque oficial e tentar chamar a atenção da população para o que tachou de "massacre do funcionalismo público". (AB)



Contra fumo e enxofre



Para Carlos Giannazi (PSOL), a iniciativa do governador de enviar à Assembléia um projeto de lei proibindo o fumo em lugares fechados é "uma medida necessária". O deputado mencionou estatísticas que demonstram os malefícios do cigarro para fumantes ativos e passivos. Giannazi também defendeu a diminuição da quantidade de enxofre no óleo diesel. Ele lembrou que uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente, de 2002, já determina essa redução. "Mas a ANP e a Petrobras, preocupadas apenas com os lucros, insistem em não cumprir essa norma", afirmou. (AB)



Unifesp em Santo Amaro



Carlos Giannazi, considerou que o ensino superior público na capital precisa avançar. Como só há a USP e a Unifesp para atender uma grande demanda, muitos jovens acabam não ingressando na universidade. Segundo ele, iniciativas como o ProUni, Fies e Escola da Família não são suficientes. "Cabe ao Poder Público investir no setor para ampliar as oportunidades". Giannazi disse ainda que há manifestações para que seja construída uma unidade da Unifesp em Santo Amaro, próximo ao Metrô e ao terminal de ônibus, o que permitirá maior facilidade aos alunos. (GF)



Secretaria errada



Em relação ao Hospital do Servidor e o Departamento de Perícia, Carlos Giannazi acredita que eles não deveriam ser vinculados à Secretaria Estadual de Gestão e sim à Secretaria da Saúde, órgão competente para o setor. "É um erro gravíssimo, por isso há péssimo atendimento", reclamou. O deputado disse ter recebido muitas reivindicações de servidores públicos. "É lamentável um hospital de tradição como o do Servidor não atender dignamente seus pacientes". Conforme Giannazi, o setor de radioterapia está com déficit de funcionários devido ao término de contrato de prestação de serviços. O deputado cobrou providências. (GF)



APMs e verbas rescisórias



Carlos Giannazi voltou a falar da situação das APMs que estão com grandes dívidas devido à demissão de funcionários do quadro de apoio. Como a contratação sem corcurso fere a Constituição, o Ministério Público Federal exigiu regularização da situação. Segundo ele, as APMs contrataram por indicação do governo, porém, agora elas têm de arcar com os gastos de rescisões contratuais. O deputado afirmou ainda que aguarda o envio de um projeto de lei que transfira esses débitos para o Estado, como prometido pela Secretaria de Educação, "porém, até agora, nada". (GF)

alesp