Movimento pró Rio do Peixe define custos para revitalização


29/10/2008 18:02

Compartilhar:


O Movimento Vamos Salvar o Rio do Peixe apresentou, na Unesp de Presidente Prudente, o projeto para recuperar o trecho crítico de cerca de 35 quilômetros do rio entre a Usina Hidrelétrica de Quatiara, em Rancharia, e a foz do Ribeirão Mandaguari, divisa de Mariápolis com Santo Expedito. O trecho está na área do Baixo Rio do Peixe, que se estende até Presidente Epitácio, divisa com Mato Grosso do Sul, onde o rio deságua no Paraná.

Segundo o coordenador do movimento, Paulo César Rocha, os custos e os programas a serem executados nessa etapa inicial do projeto serão apresentados ao deputado Mauro Bragato para que o parlamentar possa incluí-los nas emendas orçamentárias para 2009. Paulo César diz que para desenvolver esta etapa do projeto são necessários R$ 6,6 milhões, valor que inclui aquisições de mudas e cercas de proteção. A recuperação dos afluentes do Rio do Peixe também foi discutida na reunião. No córrego Mandaguari, por exemplo, são lançados 30% do esgoto não-tratado de Presidente Prudente.

O movimento conta com apoio do deputado Mauro Bragato e do secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, que se prontificou a auxiliar os programas. Participam do movimento órgãos das Secretarias de Energia, de Agricultura e Abastecimento e do Meio Ambiente, do Ministério Público e da Unesp, entre outros.



mbragato@al.sp.gov.br

alesp