Da Tribuna


13/09/2011 16:59

Compartilhar:


Orçamento 2012



Carlos Giannazi (PSOL) apelou ao Executivo para que encaminhe à Assembleia Legislativa o Orçamento do Judiciário estadual como proposto por aquele Poder, ou seja, sem cortes de verba. "Governador, não faça como seus antecessores. Os penalizados são os servidores e a população." O deputado também falou sobre as questões salariais dos profissionais da Educação e da Segurança Pública. Ele defende a criação de pisos salariais nacionais para os dois segmentos. (LP)



Termo de compromisso



"Neste momento, os governos estadual e federal assinam protocolo de intenções para a liberação de verba para as obras do trecho norte do Rodoanel", disse Welson Gasparini (PSDB). O deputado também cobrou da presidente Dilma Rousseff uma posição sobre as declarações do ministro da Saúde referentes à limitação de medicamentos aos pacientes de leucemia. "Ao limitar remédios, o ministro está conduzindo à morte pacientes que poderiam se salvar", declarou Gasparini. (LP).



Mobilizações



Olimpio Gomes (PDT) falou sobre o evento realizado na última terça-feira, 12/9, pela aprovação da PEC 300. Representantes das polícias esperavam ser recebidos pelo Colégio de Líderes para tratar da revisão salarial das categorias. Gomes também cobrou posição sobre as denúncias de irregularidades no processo licitatório do restaurante da Assembleia e informou ter aberto representação junto ao MPE sobre os supostos "desvios" de recursos com inserções de deputados apresentadas pela TV Alesp. "Após verificar dados da Fundação Padre Anchieta, pediremos que a Fundac também seja investigada." (LP)



Sindicato dos metalúrgicos



Segundo Hamilton Pereira (PT), o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba defendeu a realização de negociação salarial para a categoria. O deputado contou que apenas uma montadora atendeu à solicitação e fez uma proposta aos trabalhadores, na qual sugeriu um aumento de 10%. Entretanto, os metalúrgicos não a aceitaram. "Eles entendem que merecem um valor melhor", explicou. O parlamentar também lembrou do encontro entre o governador Alckmin e a presidente Dilma Rousseff no Palácio dos Bandeirantes, na terça feira,13/9.(DV)



Projetos



Fernando Capez (PSDB) questionou como será a votação dos Projetos de Lei Complementar 47, 48 e 49 na próxima semana. Os três são de autoria do governador e se referem à reestruturação das carreiras policiais civis, de delegado e regras de inatividade e promoção aos policiais militares, respectivamente. "Será que os deputados vão ter a possibilidade de interagir ou os projetos apenas serão aprovados?", ironizou Capez. Ele leu um artigo de sua autoria que aponta a falta de lei estadual que estabeleça diferença entre homens e mulheres na Polícia Militar. De acordo com o deputado, ambos somente podem se aposentar após 30 anos de serviço. (DV)



Aconchego



José Candido (PT) noticiou que a cidade de Suzano registrou seu menor índice de mortalidade infantil. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde e a Fundação Seade, em 2010 o número foi de 11,9 por mil nascidos vivos em todo o Estado, e em Suzano a taxa foi inferior à média, ficando em 11,2 por mil nascimentos. Candido citou o programa Aconchego, implantado em 2009 pela Secretaria municipal de Saúde em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Suzano. Ele exibiu imagens e falou das ações realizadas nas maternidades integradas à rede municipal de saúde para aprimorar a atenção ao pré-natal, ao parto e ao recém-nascido. (DV)



Bullying



Marcos Martins (PT) comentou audiência pública realizada em Osasco e com a finalidade de ir contra a prática intencional do uso de violência física ou psicológica nas escolas. O deputado contou que o presidente da Câmara Municipal de Osasco, Aluisio Pinheiro lançou a cartilha Bullying: Vamos Combater esse Mal. Foram debatidas propostas para o reconhecimento e prevenção do bullying. Martins também apresentou seu PL 441/2007, que dispõe a inserção de psicólogos e assistentes sociais nas escolas de educação básica, a fim de estruturar o ambiente escolar. "Os resultados do Enem mostram que as escolas não andam bem". (DV)



Transporte ferroviário



"É bom para o passageiro, não tem pedágio, é mais seguro e econômico, além de não agredir o meio-ambiente", disse Pedro Bigardi (PCdoB) ao defender a implantação do trem para transporte de passageiros ligando a cidade de Jundiaí à de Campinas. O deputado elogiou o movimento do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias Paulistas e afirmou que esse tipo de transporte é uma necessidade do Estado e precisa ser mais abrangente. O parlamentar afirmou que as audiências públicas do Orçamento são importantes para se discutir o assunto e comentou sobre sua participação em algumas delas. "Vamos lutar para incluir a ligação ferroviária Jundiaí-Campinas no Plano Plurianual e no Orçamento do próximo ano", declarou. (DA)

alesp