Abertura de Pré-Conferência sobre racismo reúne personalidades na Assembléia

AVISO DE PAUTA
16/10/2000 19:29

Compartilhar:


Lideranças do movimento negro e de entidades de direitos humanos participam nesta terça-feira, 17/10, às 9 horas, da abertura da Pré-Conferência Cultura, Educação e Políticas de Ações Afirmativas, no Hall Monumental da Assembléia Legislativa. O evento, que vai reunir especialistas do país e do exterior, faz parte das ações para a elaboração do documento brasileiro a ser apresentado na III Conferência Mundial de Combate ao Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, na África do Sul, de 31 de agosto a 07 de setembro de 2001, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A pré-conferência é uma realização da Fundação Cultural Palmares e do Programa Universidade Solidária, com apoio do Fórum São Paulo Século XXI, uma iniciativa da Assembléia Legislativa com o propósito de discutir políticas públicas de desenvolvimento sustentável do Estado. A solenidade de abertura terá a presença do presidente da Assembléia, Vanderlei Macris; da presidente da Fundação Cultural Palmares, Dulce Maria Pereira; e da coordenadora nacional do Programa Universidade Solidária, Elisabeth Vargas. Após a abertura, os debates do seminário acontecerão no Hotel Braston - antigo Brasilton, na rua Martins Fontes 330.

O seminário realizar-se-á nos dias 17 e 18/10 e será dividido em nove painéis: "Educação Superior: Igualdade e Oportunidades para os Afrodescendentes"; "Manifestações Culturais de Afrodescendentes"; "Juventude e Perspectiva Futura"; "Experiências Históricas e Auto Estima"; "Estado Brasileiro"; "Iniciativa Privada: Visão do empresariado face as diversidades"; "Processo de Conscientização"; "Educação: oficina propositiva para ações comunitárias"; e "Manifestações culturais e inserção social e profissional do jovem negro na sociedade".

Entre os participantes do seminário estão: Milton Santos (Geógrafo/USP); Whally Serote (parlamentar e vice-ministro da Cultura da África do Sul); Rupert Lewis (cientista político/Jamaica);

Brazão Mazula (reitor da Universidade Nacional de Moçambique); e Negritude Júnior (cantor e coordenador do Projeto Negritude Júnior).

alesp