Issa Goraieb cobra na Assembléia posicionamento do governo frente à questão libanesa


14/03/2001 17:47

Compartilhar:


O jornalista libanês Issa Goraieb esteve nesta quarta-feira, 14/3, no Salão dos Quadros da Assembléia Legislativa conversando com os deputados estaduais sobre a questão dos refugiados palestinos e a presença síria no Líbano. Ele cobrou um posicionamento do governo brasileiro quanto aos problemas enfrentados por aquele país.

Goraieb, que é diretor de redação do jornal libanês de língua francesa L'Orient Le Jour, de Beirute, e correspondente naquela cidade do jornal brasileiro O Estado de S. Paulo e do semanário francês Le Point, está no Brasil a convite da comunidade e das entidades líbano-brasileiras de São Paulo.

Recebido pelo deputado Wadih Helú (PPB), que fez um breve relato da imigração libanesa no Brasil, Goraieb participou de um pequeno debate com Helú e os deputados Reynaldo de Barros (PPB) e Pedro Tobias (PDT), este último nascido no Líbano.

O jornalista, um especialista em Oriente Médio, quis saber dos deputados quais providências podem ser tomadas por eles para levar o Executivo federal a uma ajuda efetiva ao Líbano e o que a comunidade libanesa brasileira pode fazer. De acordo com ele, o Brasil pode ajudar numa solução internacional para o Líbano, que tem atualmente uma taxa de 10% da sua população de refugiados palestinos, um de seus grandes problemas, além de continuar sofrendo a interferência síria em seu Executivo e Legislativo.

Segundo os deputados, vários são os entraves que impedem uma ação mais efetiva dos imigrantes no Brasil e do governo federal. Entre eles, a extensão territorial brasileira, a falta de um relacionamento mais integrado entre os imigrantes e ainda a falta de uma ação coordenada pelo próprio governo libanês. O deputado Pedro Tobias lembrou, a título de ilustração, de como se sentem os imigrantes libaneses no Brasil. "Se estivesse no Líbano, não teria os mesmos direitos que tenho no Brasil" e, segundo ele, dada a condição financeira de sua família, jamais poderia ter-se tornado deputado em seu país de origem.

Para Goraieb, o governo brasileiro poderia fazer mais do que faz, efetivando sua atenção ao Líbano. De acordo com ele, o presidente Fernando Henrique Cardoso, que já fez diversas viagens internacionais durante seu governo, adiou por duas vezes uma visita ao país. O deputado Tobias ressaltou que há hoje, no Brasil, mais libaneses e descendentes que no Líbano e que a força da colônia mereceria maior preocupação do governo brasileiro. Segundo Marcelo Mutran, diretor do Clube Zahle de São Paulo, da União Cultural Brasil-Líbano e da Confederação Nacional das Entidades Líbano-Brasileiras, presente ao debate, o Líbano tem hoje cerca de 3,5 milhões de habitantes e o Brasil tem "qualquer coisa entre 5 milhões e 12 milhões de libaneses e descendentes, já que não há estatísticas oficiais".

Issa Goraieb fará nesta quinta-feira, 15/3, uma palestra no Clube Atlético Monte Líbano, às 20 horas, com o tema "O Líbano no Processo de Paz no Oriente Médio". Durante sua estada estão previstas visitas a faculdades, ao Ministério das Relações Exteriores, à Secretaria de Estado de Comunicação do Governo e ao Senado. Esta é a quarta vez que Goraieb vem ao Brasil.

alesp