Projeto social para melhorar a vida de idosos em Sorocaba


28/04/2004 15:18

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) acertou nesta terça-feira com representantes da Secretaria de Estado da Cultura, da prefeitura e com os presidentes da Vila dos Velhinhos e do Lar São Vicente de Paulo, em uma reunião em Sorocaba, a implantação na cidade de uma extensão do projeto "Reviver" que o governo do estado vai lançar no próximo dia 3 de maio, em São Paulo.

O projeto consiste na contratação de músicos e de artistas de teatro para a apresentação de números especiais voltados especificamente para idosos internados, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida deles. A intenção também é que se possa resgatar um pouco da memória de fatos vivenciados por essas pessoas para tentar contar a história de quem vive em asilos.

Em São Paulo, ele vai funcionar inicialmente com 180 idosos que foram direcionados para o projeto por meio de levantamentos sócio-econômicos. A idéia é que os músicos apresentem canções da época de juventude dos internos. Já os artistas deverão contar histórias. Técnicos da secretaria vão acompanhar as apresentações para colher histórias que os próprios idosos deverão contar.

Sorocaba será a primeira cidade do interior a ter um projeto dessa natureza. A escolha do município ocorreu por interferência da deputada, que solicitou a inclusão ao diretor do Departamento de Atividades Regionais de Cultura da Secretaria, órgão que desenvolveu a proposta, Antônio Carlos Moraes Sartini. O diretor concordou mesmo antes do lançamento oficial em São Paulo.

O projeto deverá entrar em funcionamento dentro de um mês, de acordo com a delegada regional de Cultura de Sorocaba, Marli Cincotto, que representou a secretaria na reunião e será a coordenadora local. Ainda não estão fechados os custos, mas todos os encargos serão bancados pelo governo do estado. "É um projeto barato. Em São Paulo, gastaremos R$ 9 mil mensais", diz a delegada.

A escolha das entidades que vão estrear a proposta foi feita pela Secretaria Municipal de Educação com base em um cadastro sócio-econômico da Secretaria de Cidadania. O projeto vai atender 115 idosos da Vila dos Velhinhos e 104 do Lar São Vicente de Paulo nesse primeiro momento. A secretária de Educação, Terezinha Del Cistia, diz que no futuro outras entidades poderão ser incorporadas.

Sotaque caipira

"No caso de Sorocaba, a idéia é levar violas, sanfonas e instrumentos típicos do interior para cantar e tocar músicas que os idosos conheçam ou que tragam de volta à memória deles fatos da sua juventude. Ninguém vai forçar o idoso a dançar, se ele não quiser, nem a falar, se tiver vergonha. O objetivo é melhorar a qualidade de vida e isso se faz com uma convivência saudável", diz a deputada.

Outra parte importante do projeto, na opinião de Maria Lúcia Amary, é que o governoo vai contratar músicos e artistas de teatro da cidade para incentivar a cultura local e também para aproximar os idosos mais facilmente. "Pode ser que seja alguém que os próprios idosos beneficiados conheçam", afirma Marli Cincotto. Além disso, eles passarão por um treinamento para lidar com idosos.

"Esta questão é muito séria", diz o presidente da Vila dos Velhinhos, Ivan Vieira de Camargo. Para ele, o tempo de duração das apresentações, inicialmente planejado para 2 horas, terá de ser ajustado aos idosos. A delegada regional concordou. O dirigente diz que tem 20% dos seus internos limitados por cadeiras de roda e isto dificulta a concentração. Na São Vicente são 40%.

O presidente do Lar São Vicente de Paulo, Vitor Negrini, também pediu que as apresentações sejam feitas para grupos pequenos. Ele acha que reunir todos os internos de uma vez pode ser difícil do ponto de vista operacional. A delegada regional ouviu todas as colocações e vai discutir agora com os técnicos da secretaria para formatar o modelo ideal que deverá ficar pronto em um mês.

"Ficamos muito felizes de poder trazer um projeto com essa abrangência de propósitos para Sorocaba. Começamos aqui a desenvolver uma idéia que vai chegar em pouco tempo a várias outras cidades. Temos certeza do sucesso". Assim a deputada encerrou a reunião com os presidentes das entidades. A secretária de Educação e a delegada de Cultura também se mostraram confiantes.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp