Consegs recebem apoio na luta contra violência

Conselhos Comunitários de Segurança são o elo entre as autoridades e a comunidade, diz Romeu Tuma
25/06/2003 15:38

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Romeu Tuma

Os Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança) de todo o Estado de São Paulo serão homenageados pela Assembléia Legislativa, em sessão solene que acontece na próxima segunda-feira, 30/6, às 20h, por iniciativa do deputado Romeu Tuma (PPS), presidente da Comissão de Segurança Pública. "O Conseg é um importante elo entre as autoridades policias e os cidadãos, tornando-se um meio de integração entre as polícias e a comunidade", diz Tuma.

Segundo o deputado, a homenagem se deve à importante atuação dos Consegs no combate à violência e na aproximação entre as polícias Civil e Militar das comunidades, tornando-os representantes legítimos da sociedade na área de segurança pública.

Instituídos em 1985, os Consegs estão hoje em 522 municípios do Estado. São 784 Conselhos, sendo 84 na Capital, 40 na Região Metropolitana e 660 no interior. Os grupos são formados por pessoas do mesmo bairro ou município, que se reúnem para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolvendo campanhas educativas e estreitando laços de entendimento e cooperação. entre as várias lideranças locais e os chefes de polícia dos bairros e/ou municípios.

rtuma@al.sp.gov.br

alesp