Deputado pede a retirada de vagões de trens estacionados em Iperó


11/12/2003 15:08

Compartilhar:


Da assessoria do deputado José Caldini Crespo

O deputado José Caldini Crespo (PFL) está acionando a Procuradoria da República, em Sorocaba, e os membros da Comissão de Liquidação da Rede Ferroviária Federal S/A, lotados no Rio de Janeiro, para tentar solucionar o problema dos vagões estacionados no pátio da antiga estação ferroviária de Iperó e de George Oeterer. O objetivo do parlamentar é conseguir que os vagões ali estacionados sejam retirados, o mais rapidamente possível, daquele local.

Esses vagões compõem o patrimônio "não operacional" da Rede Ferroviária. De acordo com informações transmitidas ao deputado pelo presidente da Câmara Municipal de Iperó, vereador Valdo Manoel Gomes, atualmente estão estacionados perto de duzentos vagões. Como a linha férrea divide o Centro de Iperó com as comunidades da Vila Santo Antonio e do Jardim Novo Horizonte, no local onde os vagões estão depositados é grande a circulação de pessoas por uma passagem para pedestres existente no local. "Ocorre que, em razão do abandono dos vagões e da própria estação, o local está tomado pelo mato crescido e tem servido de abrigo e esconderijo para marginais, desocupados e usuários de drogas", lembra o deputado Crespo.

Há também casos de assédio sexual já que muitos estudantes e trabalhadores são obrigados a passar à noite pelo local. Em ofício encaminhado à procuradora da República em Sorocaba, Elaine Cristina de Sá Proença, Crespo pede a intervenção do órgão junto a Rede Ferroviária para que se determine a remoção imediata dos vagões. No documento, o parlamentar destaca que eles estão servindo de abrigo para marginais e desocupados, gerando apreensão e insegurança entre os moradores das imediações e entre os que precisam passar pelo local.

Ao ofício à Procuradoria, Crespo anexou fotos do local. No documento encaminhado aos membros da Comissão de Liquidação da Rede Ferroviária - Geraldo Frazão, Sérgio Batista Bittencourt e Marcos Antonio Cordioli - o deputado Crespo também pede que sejam adotadas providências em caráter de urgência visando a retirada dos vagões abandonados em Iperó.

jccrespo@al.sp.gov.br

alesp