Deputado presta homenagem a arquitetos e engenheiros


15/12/2003 15:07

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Arnaldo Jardim

Em comemoração ao Dia do Engenheiro e Arquiteto, celebrado em 11 de dezembro, o deputado Arnaldo Jardim (PPS) prestou homenagem a todos os profissionais do setor, em plenário, na Assembléia Legislativa de São Paulo.

"Hoje homenageamos os profissionais da área de Engenharia e Arquitetura e relembramos o papel social importante que essas profissões desempenham. Saudamos o seu histórico, não de defesa de interesses corporativos, mas de percepção geral, do que é interesse público, do que são os desafios da sociedade".

Engenheiro Civil, formado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Jardim é autor do projeto de lei que tramita na Assembléia Legislativa, e que propõe que qualquer processo de contratação e licitação de obras públicas seja precedido não por um projeto básico, mas de um projeto executivo mais detalhado, para que evite o acúmulo de aditivos e alterações da obra.

O parlamentar saudou, também, a engenharia nos seus diferentes ramos: a engenharia tradicional, que foi se sofisticando dando margem a novos ramos do conhecimento, como a engenharia robótica, que alia a mecânica ao conhecimento científico da área de informática; a engenharia genética, em que a evolução do conhecimento se processa de forma mais acelerada, fazendo a fronteira entre a biologia e a engenharia um sem número de atividades.

Jardim falou da Poli, que comemorou, em 2003, 110 anos de fundação e, em outubro, passou a integrar a Associação Top Industrial Managers Europe, que congrega as principais escolas de engenharia européias.

No campo da arquitetura, fez menção a Oscar Niemeyer, Villanova Artigas, Paulo Mendes da Rocha, como alguns dos arquitetos que transcenderam as fronteiras do país e são reconhecidos no mundo todo.

Por fim, alertou para os desafios a serem enfrentados, a necessidade de que o desenvolvimento científico-tecnológico seja cada vez mais espraiado e não signifique um aumento da desigualdade de conhecimentos. "Que nós possamos continuar a ter instituições como à Escola Politécnica, onde tive a ocasião de presidir o Centro dos Estudantes de Engenharia Civil", finalizou.

ajardim@al.sp.gov.br

alesp