Grade curricular para curso de restauração


12/05/2009 16:15

Compartilhar:


Com a participação de historiadores, arquitetos e professores de arte, a comissão técnica criada para a implantação do 1º curso técnico de restauro e conservação de bens culturais, no Estado de São Paulo, se reuniu nesta terça-feira, 12/5, no escritório político do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), para discutir a composição da grade curricular do curso a ser oferecido pelo Centro Paula Souza.

A proposta inicial é que o curso seja ministrado na Escola Técnica Estadual (ETEC) Dona Escolástica Rosa, em Santos, a partir de 2010. Há também a possibilidade de que o curso seja implantado, posteriormente, nas escolas técnicas estaduais de Mongaguá e São Vicente.

A autorização para o curso foi obtida, no dia 23/4, em reunião do deputado com a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá. Na ocasião, foi constituída a comissão técnica com a participação do historiador Waldir Rueda e do arquiteto Fernando Gregório, do Departamento Imobiliário e Arte Sacra da Diocese de Santos.

O técnico em Conservação e Restauração de Bens Culturais recebe qualificação para atuar no estudo, planejamento, orçamento e assistência técnica no processo de restauro. O curso também deverá habilitar o estudante para o monitoramento e a conservação de bens culturais e históricos.

"Em princípio, os alunos egressos dos cursos técnicos de Edificações e de Desenho de Construção Civil terão a opção de cursar o pós-técnico em restauração. Seria um módulo, de 500 horas, a ser ministrado durante um semestre", explicou Laura Laganá.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp