Opinião - Um mal que precisa ser discutido


13/05/2009 14:02

Compartilhar:


A pedofilia é um assunto que tem estado em pauta nos últimos tempos. Intelectuais, políticos e formadores de opinião demonstram total repúdio a este crime, e não é para menos. Mas até que ponto essas pessoas realmente estão preocupadas com esta causa?

Na semana passada, o senador Magno Malta, presidente da CPI da Pedofilia, fez um comentário impressionante, mas que ao mesmo tempo me causou estranheza. O senador, ao perceber que poucos estavam presentes na audiência pública sobre a pedofilia, fez uma constatação de algo que vem ocorrendo há algum tempo em suas andanças por vários estados brasileiros: a de que o pequeno número de presentes demonstra que poucas pessoas estão fazendo algo concreto para mudar essa situação.

A pedofilia não é como um desses males que atingiu apenas o século XXI, mas é algo que vem consumindo a sociedade, como um vírus mortal, já faz algum tempo. O resultado dessa monstruosidade geralmente é levado por toda a vida, causando sofrimento não apenas à pessoa violentada, mas a todos os seus familiares.

A pedofilia é uma aberração que precisa ser extirpada da sociedade. Imbuído de revolta e senso de justiça, encaminhei moções que tratam da necessidade da criminalização da pedofilia e ainda sobre a instituição de campanha publicitária que veicule o "modus operandi" de quem pratica tal violência. Entendo que não há um adjetivo para qualificar esses seres.

Já estive presente em uma dessas audiências públicas de Magno Malta, neste ano, na Câmara Municipal de Osasco. A audiência reuniu muitas pessoas, mas não o suficiente se for levado em consideração a importância deste assunto. O senador mostrou imagens horrendas que provocam repugnância e tristeza no mais indiferente homem. Audiências como essas podem parecer não mudar em nada essa revoltante situação, mas provocam a conscientização e senso de justiça em homens de bem, o que pode mudar essa triste realidade. Toda a sociedade deveria se mostrar sensibilizada com os casos de pedofilia que têm se tornando cada vez mais comuns.

A pedofilia é definida como doença, distúrbio psicológico ou mesmo desvio sexual pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mas o fato de ser considerado um transtorno não exime o agressor de sua responsabilidade. Mesmo que seja considerada uma doença, vejo a pedofilia como algo desumano, horrendo e cruel. Por isso é importante que existam campanhas de esclarecimento para que as nossas crianças sejam protegidas dessa crueldade.

No dia 11 de maio deste ano, enviei uma carta de apoio à causa do senador Magno Malta, não como uma carta política, mas de solidariedade às crianças que têm sofrido ou sofreram esse tipo de violência, e também um apoio à frase do senador que disse que "cuidar de gente é melhor". Realmente, cuidar de gente é melhor, ainda mais quando as pessoas a que ele se refere são crianças indefesas. Essas crianças são o futuro, mas como vamos pensar no seu futuro se não podemos protegê-las no presente?



*Gilmaci Santos é deputado estadual pelo PRB e presidente estadual do partido, também participa das comissões de Defesa dos Direitos do Consumidor e de Economia e Planejamento da Assembleia Legislativa de São Paulo.

alesp