Da Tribuna


30/06/2011 18:08

Compartilhar:


Participação popular



Luiz Claudio Marcolino (PT) fez breve balanço de seu mandato e lembrou-se do projeto que cria a Região Metropolitana de São Paulo. Marcolino mostrou-se satisfeito com a presença de deputados da Casa, vereadores em reuniões e destacou a ampla participação popular. "É importante que a população participe ativamente para que a estrutura legislativa seja aperfeiçoada", ressaltou. (DK)



Espaço FHC



"Os presentes disseram que foi a primeira vez que representantes do Legislativo participaram da reunião", comentou Olimpio Gomes (PDT) referindo-se à presença de deputados da Casa na reunião do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Coned-SP). Gomes também contou que esteve visitando a região da Cracolândia na manhã desta quinta-feira, 30/6, que denominou Espaço FHC. "O ex-presidente defende a discriminalização das drogas, mas na Cracolândia já discriminalizaram. O comércio de drogas é livre naquela região. A segurança pública não vai tomar nenhuma providência?", criticou. (DK)



Combate às drogas



A respeito da reunião do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Coned-SP), Donisete Braga (PT) disse ter sido produtiva e afirmou que não pretende estabelecer "uma brigada de heróis, mas é papel do parlamento e do governo, em todos os âmbitos, fazer frente às drogas". Braga ainda comentou que enviou questionário aos 645 municípios do Estado sobre o investimento das prefeituras no combate aos entorpecentes e disse que disponibilizará as informações aos deputados da Casa. (DK)



Povos indígenas



José Candido (PT) falou em defesa dos povos indígenas e leu dados de 2010 que apontaram problemas respiratórios, desnutrição e violência, entre outros, como fatores que têm causado a morte de índios. "Mais de 90 crianças morreram por falta de cuidados médicos, 60 índios adultos foram assassinados e outros 152 estão ameaçados de morte. Em relação à 2009, o índice de mortalidade infantil, em algumas tribos, aumentou 513%", afirmou. Candido solicitou que providências sejam tomadas e que haja uma política em defesa da população indígena. (DK)



Política



Adriano Diogo (PT) comentou o debate realizado nesta quinta-feira, 30/6, pela Comissão de Direitos Humanos com a finalidade de discutir o projeto de autoria do deputado Samuel Moreira que propõe o regulamento do uso das armas não letais para repressão de movimentos sociais. "Foi uma discussão de altíssimo nível", contou o deputado, e disse que a Assembleia Legislativa precisa se comprometer mais. O parlamentar defendeu uma maior participação dos jovens na política: "Tirar da juventude qualquer forma de participação é um erro". (DV)



Fim do semestre



Rodrigo Moraes (PSC) comentou sua visita à cidade de São José do Rio Preto, para participar da realização de um encontro evangélico. Ressaltou o encerramento do primeiro semestre do ano e parabenizou todos os parlamentares da Casa pelos acontecimentos, propostas e debates ocorridos entre os partidos: "Todos expressaram suas opiniões e contribuíram para o bom andamento dos trabalhos da Assembleia Legislativa", finalizou. (DV)



Contra as drogas



Edson Ferrarini (PSC) mencionou o pronuciamento do deputado Adriano Diogo e acrescentou : "Se os jovens não se engajarem na política de que forma eles vão participar?" questionou. O parlamentar citou a marcha da maconha e criticou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e seu posicionamento perante a descriminalização da droga. Chamou de vergonhosa a situação da Cracolândia e alegou que a maioria dos indivíduos que lá se encontram, começaram como usuários da maconha. Ferrarini sugeriu a realização de uma marcha contra a maconha e ressaltou que falta vontade por parte do governo para reverter a situação atual. (DV)



SUS



"É uma grande vitória da sociedade brasileira, que acredita e contribui para a construção do SUS", disse Edinho Silva (PT) , referindo-se ao decreto assinado pela presidenta Dilma Roussef que estabelece novas regras de composição da remuneração salarial do Sistema Único de Saúde. Segundo o parlamentar, essa é a realização de uma antiga reivindicação. Parabenizou Dilma e Padilha e considerou um passo fundamental para a área da saúde. Relembrou sua gestão como prefeito durante oito anos e garantiu que nesse peíodo sempre defendeu o avanço do SUS e uma nova fórmula de cálculo de remuneração para os munícipios do Estado. (DV)



Corregedoria



Olímpio Gomes (PDT) comentou artigo do Jornal da Tarde desta quinta-feira, 30/6, que fala do retorno da articulação na Assembleia para levar a votos projeto que devolve à Delegacia Geral de Polícia Civil o controle de sua corregedoria, atualmente subordinada diretamente ao gabinete do secretário de Segurança. "Sou favorável ao Projeto de Decreto Legislativo 65/2009, do deputado Campos Machado, que devolve à Delegacia Geral da Polícia Civil o controle da Corregedoria, e, ao contrário do que diz a matéria, informando que a articulação não teve sucesso, não vejo recuo de Campos Machado com relação ao PDL", esclareceu. (BA)



Balanço



O deputado Jooji Hato (PMDB) fez um balanço dos três meses e meio que está na Assembleia Legislativa, citando alguns assuntos que ele considera importantes: "Com a Comissão de Saúde fui ao hospital de Suzano para verificar o aumento do número de óbitos de crianças e, com a Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack, na cracolândia. Essa semana, debatemos as dificuldades das santas casas e dos hospitais filantrópicos, que estão falidos." Para Hato, a solução para investir no serviço e no servidor público do setor de saúde, segurança e trânsito é adoção de uma política de prevenção. "O grande gasto do Estado é com o aumento da violência." (LP)

alesp