Assembleia Popular


13/05/2011 09:00

Compartilhar:


Passado ou futuro?

Para Alexis Pomerantzeff, da Nação Linguística Portuguesa, "enquanto estamos vivos o tempo vai para a frente e acontecerá o futuro, mas quando morremos, o tempo volta, então o passado se torna futuro". O mesmo ocorre quando levamos uma pancada na cabeça: "O passado se desenrola enquanto estamos desacordados e se torna futuro".



Pausa para se tratar

"O trabalhador de call center só aperta botões. Quando adoece por causa disso, os peritos do INSS os consideram aptos a trabalhar em outras funções", disse José Leonilson de Queiroz Almeida, do Movimento dos Trabalhadores em Call Center. Ele defendeu o direito à pausa para se tratar.



Plebiscito no Pará

José Roberto Alves da Silva, do Instituto Zero, contou que há interesses na repartição do Pará, pois no Sul do Estado foi encontrado um minério que só existe no Brasil. Segundo ele, haverá grande gasto no plebiscito para verificar se a população quer ou não a tripartição, enquanto outras prioridades não ocorrem, por falta de interesse dos políticos.



Túnel na Água Espraiada

A construção de um túnel na avenida Água Espraiada substituiu a edificação, que já estava programada, de 20 mil moradias populares, de acordo com Mauro Alves da Silva, do Grêmio SER sudeste.



Crianças sem proteção

Lembrando que há sete anos faz denúncias nesta tribuna popular, as quais constam de dossiê entregue à Polícia Federal, Sílvio Luiz Del Giudice, do Instituto Zero, citou problema ocorrido na merenda escolar e criticou a ausência de instituições públicas que protejam os direitos da criança.



Desrespeito ao voto

José Luiz Leonel de Aguiar, da Ordem dos Parlamentares do Estado de São Paulo (Opesp), anunciou a realização de sessão de homenagens a autoridades jornalísticas e sociais no auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa, realizada pela Opesp, no dia 19/5. O orador lamentou que haja parlamentares que envergonham seu mandato, uma vez que receberem o aval do povo, por meio do voto popular.



Estado de greve

A atividade dos trabalhadores da Fundação Casa é extremamente complexa, de acordo com Júlio Alves, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Assistência à Criança e à Família do Estado de São Paulo (Sitraemfa). Contudo, esses funcionários não têm boas condições de trabalho, motivo pelo qual se encontram em estado de greve, afirmou ele.



Precárias condições de trabalho

Domingos Santos, também do Sitraemfa, informou que na próxima assembleia da categoria será decretada greve, em decorrência das precárias condições de trabalho em que se encontram os trabalhadores da Fundação Casa. Segundo ele, o estado de greve atual foi motivado pelo fato de o governo não ter dado resposta às reivindicações dos funcionários da instituição.



Fundação Casa

Valdeci dos Santos Lopes, do Sitraemfa, solicitou a atenção dos deputados para as péssimas condições de trabalho e os baixos salários dos funcionários da Fundação Casa. Segundo o orador, muitos trabalhadores têm pedido demissão por não suportarem a situação de desamparo.



Saúde urgente

Embora reconheça que houve uma discreta melhora no atendimento do posto de saúde do Jardim Icaraí, José das Mercês de Freitas reitera a necessidade de mais médicos nos postos da região.



Consultoria internacional

A secretária executiva do Comitê de Educação da OAB, Cremilda Estela Teixeira, criticou a contratação de uma consultoria internacional de educação pelo governo do Estado. "Não há razão nenhuma para este gasto. Para resolver os problemas da escola pública é necessário ouvir os pais, e não somente professores e técnicos", afirmou.



Centro corroído

"Os moradores do centro estão cercados. Por cima são os urubus e por baixo os drogados", afirmou o cidadão Braz Antonio de Oliveira, ao fazer um diagnóstico da inoperância da prefeitura em relação à limpeza e das autoridades na repressão às drogas.

alesp