Waldemar Zumbano é homenageado no Ibirapuera


17/01/2006 16:39

Compartilhar:


A Lei 12.229/2006 dá à sala da Secretaria dos Cursos do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, em São Paulo, o nome do professor Waldemar Zumbano, grande incentivador do boxe, falecido há dois anos, aos 92 anos de idade. Projeto de lei do deputado estadual Afanasio Jazadji (PFL), foi aprovado pela Assembléia Legislativa em 19 de dezembro e sancionado pelo governador do Estado em 12/1, oficializando a homenagem à memória de Zumbano, ao lado do Ginásio de Esportes Geraldo José de Almeida, do Estádio de Atletismo Ícaro de Castro Mello, do Complexo Aquático Caio Pompeu de Toledo e do Ginásio Mauro Pinheiro.

O deputado Afanasio explica que a escolha do local tem tudo a ver com a personalidade e o trabalho de Zumbano, paulista nascido em Mococa em 1912, soldado na Revolução Constitucionalista de 1932 e professor de boxe nos cursos da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo: "Nesses cursos gratuitos, em que crianças e adultos têm acesso às técnicas de várias modalidades esportivas, uma placa relembrará o professor Zumbano como símbolo de idealismo e competência".

Waldemar Zumbano foi treinador da equipe de boxe do Brasil nas Olimpíadas de 1960, em Roma, e de 1964, em Tóquio. Era tio de Éder Jofre, ex-campeão mundial de boxe, o maior pugilista brasileiro de todos os tempos.

alesp