Araras pede solução para problemas de segurança


04/07/2003 20:04

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Waldir Agnello



O prefeito de Araras, Luiz Carlos Meneghetti, recebeu em seu gabinete o deputado Waldir Agnello (PSB), num encontro mediado pelo reverendo Durvalino Brocanelli, integrante do Conselho de Segurança local, e que contou com a presença do delegado de polícia titular de Araras, Sidney Sully Urbach, do presidente da Câmara Municipal e de outros vereadores, além de oficiais do Exército.

A principal preocupação do grupo girou em torno da segurança pública na cidade, que, de acordo com documento entregue pelo prefeito, "não tem acompanhado o ritmo do acelerado desenvolvimento populacional e econômico da cidade". Além da escassez de efetivos e viaturas, o município acaba tendo que se sujeitar à abertura de vagas nas já superlotadas cadeias de Leme ou Pirassununga, já que a cadeia municipal foi desativada no final de 2000 e depende da reforma do prédio para voltar a funcionar.

De acordo com o delegado de Araras, a Secretaria de Administração Penitenciária consegue absorver o contingente proveniente das condenações, mas se faz necessária, em caráter de urgência, a liberação de recursos para a instalação de pelo menos uma ala da cadeia, o que abriria cerca de 50 vagas para os presos em julgamento.

Outra preocupação do município é o encaminhamento dado aos menores infratores. Foi solicitada a intervenção do deputado na oficialização de um convênio com a Febem para a custódia de menores que cometeram infrações graves como tráfico ou assalto e que acabam impunes devido à falta de espaço físico e de uma política aceitável para a detenção.

Ao final do encontro, Agnello conheceu o prédio onde funcionava a cadeia municipal e manifestou preocupação com as condições de conservação do local e se comprometeu a buscar soluções para esse e outros problemas do município.

wagnello@al.sp.gov.br

alesp