Retomada do entreposto de pesca de Santos


21/07/2003 17:00

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi



A retomada do entreposto de pesca de Santos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é outra ação do Governo Federal na região celebrada pela deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT). Há quase dez anos, a parlamentar, juntamente com a deputada federal Telma de Souza (PT) e empresários do setor pesqueiro, acionou a Procuradoria da República, visando o cancelamento da concessão do equipamento à empresa Terminal de Pesca de Santos (TPS), por considerar o contrato lesivo ao patrimônio público. Segundo o grupo, o valor do aluguel era insignificante diante do potencial econômico do espaço e houve desvio de finalidade do equipamento.

"A retomada do entreposto é fundamental dentro da política de fortalecimento da pesca no Estado de São Paulo. Este era um compromisso do secretário nacional da Pesca, José Fritsh, que já está sendo viabilizado", enfatiza a deputada Prandi. Em visita à cidade no início de junho, Fritsch declarou que pretende transformar o entreposto em um terminal público para a descarga do pescado. "Esta é uma das condições fundamentais para que embarcações que deixaram de atracar na cidade, partindo para outros estados, retornem e reativem a engrenagem da indústria pesqueira na Baixada", afirma Maria Lúcia.

A parlamentar também faz questão de ressaltar a importância da CEV (Comissão Especial de Vereadores), coordenada pela vereadora Cassandra Maroni Nunes (PT), com o objetivo de revitalizar o terminal pesqueiro. "Esta vitória é fruto do esforço e da persistência de vários setores do Poder Público, de empresários da pesca, de pesquisadores e da Justiça. Unidos vamos fazer que este seja apenas o início de uma caminhada rumo ao fortalecimento da pesca, voltando a gerar empregos e renda em nossa região", concluiu a deputada Prandi.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp