Opinião - A Responsabilidade Social e a Olimpíada 2009 das Apaes do Estado de São Paulo

Ed Thomas*
28/07/2009 19:00

Compartilhar:


A famosa frase "Não sabendo que era impossível, foi lá e fez" de Jean Maurice Eugène Clément Cocteau representa de forma exemplar a Olimpíada das APAES de 2009 do Estado de São Paulo.

Este evento nos permite uma reflexão sobre Responsabilidade Social. O tema torna-se cada dia mais visível na sociedade. Pesquisadores, ONGs, governo, comunidade, todos refletem e discutem sobre a questão da responsabilidade social no terceiro milênio, época em que ser socialmente responsável e ético nos negócios e na vida pessoal vem se tornando imprescindível para as empresas e para os indivíduos.

O conceito de Responsabilidade Social que estamos tratando evoluiu da visão clássica do livro "O Evangelho da Riqueza" de Andew Carnegie, construída com base nos princípios da caridade e da custódia e assume a preocupação real do bem-estar social, ou seja, é toda e qualquer ação que possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Hoje o conceito de responsabilidade social adentra o campo da ética, o de responder de forma consciente pelos atos praticados, desenvolvendo cultura atada a valores morais sólidos de cidadania. É a somatória de atitudes assumidas pelos agentes sociais vinculadas ao dever humano e com objetivo de atingir uma sociedade sustentável.

Ao construir as ações em sociedade por valores bem definidos na ética surgem questões que passam a integrar todas as atitudes a serem realizadas, tais como: "Que mundo queremos, para viver?", "Que mundo queremos, para trabalhar?", e "Que mundo queremos para ser?" As respostas para essas questões devem estar presentes na ação conjunta dos seres humanos que vivem em comunidade. Por isso, precisamos trabalhar em equipe, com metas definidas a um conjunto de ações em prol da sociedade, para que possamos alcançar a co-responsabilidade na diminuição das desigualdades.

A Frente Parlamentar em Defesa das Apaes, a qual sou criador e presidente, tem por missão agregar as pessoas em torno do objetivo de realizar a inclusão de seus alunos na sociedade, através de ações constantes, por meio de projetos, investimentos sistemáticos, de forma pró-ativa que se encaminhem soluções.

A Olimpíada 2009 das Apaes do Estado de São Paulo é a demonstração de responsabilidade social na prática, por isso trabalhei junto ao governo para obter o recurso de R$ 300 mil que possibilita sua viabilização quanto à estrutura física, porque o espírito de equipe, o exemplo de determinação e superação nos é dada pelos seus atletas. Não podemos nos esquecer de que a mudança de atitudes começa pelas pessoas, começa por nós mesmos, começa pelos mais próximos.



*Ed Thomas é Deputado Estadual pelo PSB, criador e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa Das Apaes, membro efetivo da Comissão de Defesa do Meio Ambiente.

alesp