Pedida apuração das denúncias de Boris Casoy contra a Rede Globo

Deputado Afanasio Jazadji solicitou investigação do MP Federal
24/10/2001 17:24

Compartilhar:


O deputado estadual Afanasio Jazadji (PFL) encaminhou representação ao Ministério Público Federal, solicitando a instauração de procedimento para investigar as graves acusações feitas pelo âncora da TV Record, jornalista Boris Casoy, contra a Rede Globo no 1.º Encontro Internacional de TV, realizado no Rio.

A iniciativa do parlamentar foi motivada pela afirmação de Boris Casoy que, ao defender a TV Record de ataques feitos pelo diretor da Globo Amauri Soares, denunciou a existência de vários processos contra a Rede Globo por motivos similares aos processos existentes contra a Record. Os processos contra a Record investigam o uso de dinheiro da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) na compra de emissoras.

No debate, Boris teria lembrado que a Record, de fato, tem ligações com a IURD, do mesmo jeito que a Globo tem com bancos e fundações. Acrescentou que a Globo também recebe dinheiro de sacolinhas, além da venda de intervalos comerciais e publicidade.

Para Afanasio, "as corajosas e não aprofundadas declarações feitas pelo apresentador sugerem a existência de práticas anormais no gerenciamento de empresas de TV", o que ficou implícito na seguinte indagação de Boris Casoy: "E como a Globo comprou tanta coisa e construiu seu império? Há vários processos contra a emissora por motivos similares."

As denúncias, de acordo com Afanasio, devem ser explicitadas: seriam processos administrativos ou judiciais? Estaria o denunciante revolvendo assuntos referentes à origem da TV Globo e suas ligações com o então poderoso grupo editorial norte-americano Time Life, o que foi alvo, inclusive, de uma CPI na Câmara Federal? Ou estaria se referindo à aquisição da antiga TV Paulista, da então Organização Victor Costa?

Como a Constituição Federal, em seu artigo 222, proíbe a participação de capital estrangeiro e de pessoas jurídicas no controle das emissoras de rádio e de televisão, o parlamentar avalia que o debate havido no Rio trouxe material volátil a ser examinado pelo Ministério Público Federal, via inquérito civil e criminal. Segundo Afanasio, o mediador do encontro, surpreso com o rumo da discussão, encerrou o evento com a sintomática advertência: "O que foi dito aqui é muito sério: que há informações sobre tráfico de influência que envolvem a TV, denunciados nesta mesa tanto pela Record quanto pela Globo."

O deputado Afanasio Jazadji remeteu cópias da representação protocolada no Ministério Público Federal ao ministro das Comunicações, à ministra corregedora-geral e aos presidentes da Câmara Federal e do Senado, responsáveis pela apreciação de pedido de renovação de concessão para exploração do serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens.

"Sem dúvida, neste caso, as providências serão buscadas e acompanhadas, de perto, para que Boris Casoy, em caso de omissão, não tenha que usar seu famoso bordão: ''Isso é uma vergonha''", arrematou o autor da representação.

alesp