Deputada quer debater destino da Base Aérea de Santos


05/04/2006 10:05

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) encaminhou apelo ao comandante-geral de Operações Aéreas do Ministério da Defesa, tenente-brigadeiro-do-ar Willian de Oliveira Barros, para assegurar que qualquer decisão sobre o destino da Base Aérea de Santos seja precedida de amplo debate. A unidade militar, que funciona no Distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá, desde 1922, está ameaçada de desativação, o que poderá provocar forte impacto na economia regional.

"O assunto precisa ser amadurecido com a participação da sociedade. Não houve discussão pública sobre as vantagens e desvantagens da desativação", destaca a deputada Prandi, argumentando que o assunto deve ser tratado de forma democrática e transparente.

Para a parlamentar, deve ser considerada de extrema relevância a estimativa do comando da base aérea, que aponta o risco de forte impacto na economia regional. "Poderemos perder R$ 60 milhões anuais, o que é bastante considerável", recorda a deputada Prandi, que se preocupa também com a eliminação de postos de trabalho.

"Não podemos admitir retrocessos. Perde-se, também, uma alternativa para 150 jovens que, anualmente, prestam o serviço militar na base aérea, muitos deles optando por seguir carreira e servir ao país", acrescenta Maria Lúcia.

A deputada argumenta ainda que, em vez da desativação, poderia ser estudada uma redefinição de funções para a unidade militar, com o incremento de suas atividades. "Poderia ser mantida na unidade uma esquadra operacional, como as que existem em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e no Recife, capital de Pernambuco."

"Insisto em que as discussões deveriam preceder todo o processo", diz Maria Lúcia, lembrando que o grupo de trabalho que discutirá o destino da base aérea é integrado apenas por militares " sete oficiais " e foi formado somente depois que o Comando Geral de Operações Aéreas (Conar) já havia decidido transferir o processo de formação de pilotos de helicópteros da Base Aérea de Santos para uma unidade militar localizada no Rio Grande do Norte.

A deputada Maria Lúcia Prandi preocupa-se também com o destino do Curso de Manutenção de Aeronaves, mantido pela Escola Técnica Estadual (ETE) de Guarujá. As aulas práticas são realizadas na base aérea. "Trata-se da única escola estadual no país com o curso de ensino médio técnico em Mecânica de Manutenção de Aeronaves. Lutamos muito por esse curso e não podemos aceitar que essa conquista seja abruptamente perdida", arremata a deputada Prandi.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp