Implantação de Central de Penas Alternativas em Sorocaba


30/06/2003 17:31

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary



A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) intermedeia a instalação de uma Central de Penas Alternativas e do primeiro escritório regional da Fundação Manoel Pedro Pimentel de Amparo ao Preso (Funap) em Sorocaba.

A Central de Penas é um instrumento que vem sendo utilizado pelo governo em sete regiões do Estado com o objetivo de direcionar a aplicação de sentenças cujas punições não exijam reclusão, mas a prestação de serviços comunitários.

O escritório regional da Funap visa agilizar o processo de profissionalização dos presos como forma de preparar seu retorno à sociedade. O governo quer implantar cinco regionais (as outras serão no noroeste, oeste, capital e Vale do Paraíba).

Para conseguir a instalação da central e da regional, a deputada solicitou, na última sexta-feira, ao prefeito de Sorocaba, Renato Amary (PSDB), a cessão de um prédio público no bairro do Mineirão, onde está instalada a penitenciária local.

Como há um prédio municipal sem uso naquela região e há o interesse do prefeito de ceder o imóvel, a expectativa é que a Central de Penas e o escritório regional possam ser instalados no prazo máximo de 60 dias.

O secretário de Estado da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, disse durante o "Fórum Paulista: Governo Presente", realizado em Sorocaba na sexta-feira, que o Estado bancará a reforma do prédio caso ele seja cedido.

Furukawa afirmou também que ficou satisfeito com a intervenção da deputada porque o projeto da central e da regional vem sendo estudado há algum tempo e faltava o empurrão do auxílio que a prefeitura poderá dar agora.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp