Maquiagem na educação pública


07/05/2009 18:04

Compartilhar:


O deputado Roberto Felício (PT) falou em plenário que o lançamento do programa Mais Qualidade na Educação, ocorrido no Palácio dos Bandeirantes, é mais uma "maquiagem" na educação pública do Estado de São Paulo.

Felício lembrou que a ex-secretária da Educação, Rose Neubauer, realizou a reestruturação das escolas no Estado e que isso não resolveu o problema da qualidade do ensino. "Quando se lança um programa como o Mais Qualidade na Educação, o atual governo do PSDB reconhece que os programas anteriores, também lançados com muita pompa, não resolveram o grave problema educacional no Estado".

Ao longo dos últimos 14 anos os governos do PSDB preferiram dividir responsabilidades com os municípios e optaram por efetuar a municipalização do ensino. "Transferiu-se parte da rede para os municípios", disse Felício. E completou: "Esta semana, a imprensa trouxe matéria mostrando que a municipalização do ensino não levou à melhora da qualidade do ensino. As escolas públicas municipais não estão tendo um melhor desempenho. O Enem informa isso; os instrumentos de verificação de qualidade do governo do Estado de São Paulo informam que não melhorou".

As entidades representativas dos professores e dos funcionários de escolas, disse Felício, sempre apontaram que as medidas educacionais adotadas na época seriam insuficientes para melhorar a qualidade de ensino.



rfelicio@al.sp.gov.br

alesp