Parlamentar quer utilizar música como instrumento de inclusão social


26/05/2008 10:27

Compartilhar:


O deputado Jorge Caruso (PMDB) solicitou por meio de Indicação ao governo de São Paulo a realização de estudos e adoção de providências para a inclusão do canto coral como atividade curricular obrigatória nas escolas públicas de ensino fundamental no Estado, mediante a realização de um projeto cultural sócio-educativo.

Segundo o parlamentar, o objetivo é propiciar aos alunos a oportunidade de maior participação na comunidade, expressando-se musicalmente, além de permitir às escolas importante instrumento para a formação de cidadãos.

"O canto coral proporciona um processo de educação musical que envolve construção do conhecimento, desenvolvimento de sensibilidade, concentração, coordenação motora, sociabilidade, respeito, destreza de raciocínio, disciplina pessoal, equilíbrio emocional, além de inúmeros outros atributos que colaboram na formação integral do indivíduo", defende Jorge Caruso.

Vários estudos comprovam a importância da música ao ser humano como forma de expressão, especialmente às crianças, em fase de desenvolvimento e aprendizado, e aos adolescentes.

Um bom exemplo é a Orquestra Jovem Baccarelli. Criada em 1996 pelo maestro Silvio Baccarelli, a Orquestra, que faz parte do Instituto Baccarelli, oferece formação musical e artística para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social da favela de Heliópolis, na zona Sul de São Paulo. A instituição atende 905 jovens na própria comunidade. "Por meio da música levamos ao jovem a liberdade, a consciência, os sonhos e a missão da bondade", diz Baccarelli.

A comunidade de Heliópolis é a maior favela de São Paulo e a segunda do Brasil e da América Latina. Possui cerca de 120 mil habitantes, segundo dados do IBGE, sendo 52% da população composta por crianças e jovens de zero a 25 anos

Para o deputado Jorge Caruso, os ganhos que a prática musical proporciona são incorporados à formação cultural e moral dos indivíduos, permanecendo valiosos ao longo da vida.

jcaruso@al.sp.gov.br

alesp