Notas de Plenário


09/09/2008 21:04

Compartilhar:


Operação-padrão da Policia Civil



"No último dia 7/9, o Anhembi cantou o coro puxado pela família policial militar" pedindo melhorias salariais para a polícia, lembrou Olímpio Gomes (PV), que disse ser necessário que toda a população de São Paulo conheça o desrespeito governamental para com aquela corporação. Ele anunciou que a Polícia Civil está em "operação-padrão" enquanto aguarda a decisão do TRT sobre o dissídio, no dia 19/9, o que significa que não farão atos fora de suas funções, como a escolta de presos. Gomes ainda lamentou que o governo tenha anunciado que não respeitará o TRT por considerar que a polícia é estatutária. (MF)



Devassa necessária



"Pontos nebulosos" nas compras feitas pela Secretaria da Educação na gestão de Gabriel Chalita foram comentados por Carlos Giannazi (PSOL), que ressaltou que as denúncias partiram do FDE, órgão ligado ao próprio governo do Estado. O deputado informou que houve desvio de R$ 4 milhões na compra de 6.800 antenas parabólicas e de 4 mil conversores " que não foram totalmente entregues " para um programa de ensino à distância que não chegou a ser realizado. Por esse motivo, Giannazi pediu apoio para que seja instalada a CPI da Educação nesta Casa, pois somam-se superfaturamento, não realização de obras, baixos salários e a falta de condições de trabalho. (MF)



Expocristã



Nesta semana ocorre a 7ª Feira Expocristã no Center Norte. José Bittencourt (PDT) compareceu ao local e ressaltou a importância do evento, "que além de dar rotatividade ao comércio demonstra que a cidade de São Paulo é democrática, uma vez que nela há liberdade de crenças. Bittencourt também informou que há no Senado projeto de lei para que o evento entre no calendário oficial, com data em setembro. (ME)



Lugar sagrado



Nesta terça-feira, 9/9, alunos e professores do colégio Visconde de Porto Seguro e da Escola Estadual Francisco Derosa estiveram presentes na Assembléia para conhecer o funcionamento do Parlamento. Célia Leão (PSDB) agradeceu a presença de todos, falou sobre a importância do Legislativo e sobre a necessidade de a população conhecer seu funcionamento. "Não tem nada mais importante do que conscientizar a população brasileira sobre o que significa fazer política", afirmou Célia. (ME)



Ilha isolada



Marcos Martins (PT) solicitou a realização de uma audiência pública sobre a balsa entre Ilhabela e São Sebastião, único transporte que liga a ilha ao continente. Segundo o petista, o comércio e o turismo estão sendo prejudicados em razão das péssimas condições de tráfego na travessia. "Recentemente houve um acidente", enfatizou Martins, que prometeu convidar representantes do Dersa e o secretário dos Transportes para a audiência. (ME)



Álcool na escola



Donisete Braga (PT) mencionou a redução do número de acidentes automotivos com a implantação da Lei Seca. Por outro lado, ele lamentou o aumento do consumo de bebida alcoólica por jovens entre 11 e 17 anos. Conforme o deputado, o Jornal da Tarde desta terça-feira, 9/9, chama a atenção para o consumo de álcool na própria escola. "Em conseqüência disso tem aumentado o vandalismo contra os bens materiais da escola, as pixações e os furtos. Isso serve de alerta para que a Secretaria de Educação fiscalize as escolas e tome as providências necessárias", frisou. (GF)



Pauta errada



O deputado Pedro Tobias (PSDB) questionou o porquê de as obras do prédio anexo do Palácio 9 de Julho ainda estarem paradas. Para ele, foi um erro comprar móveis antecipadamente, pois até agora "eles estão inutilizados nos corredores da Assembléia, correndo o risco de se estragarem. É dever da Casa fiscalizar", ressaltou. O parlamentar também criticou a atuação da Rede Globo na cobertura da campanha presidencial dos Estados Unidos. "Há tantos assuntos mais importantes para se debater, como o trânsito caótico de São Paulo, e no entanto, a emissora insiste em chamar especialistas para discutir as eleições americanas. Seria um complexo de inferioridade?", questionou. (GF)



Loteria ambiental



Edson Giriboni (PV) reforçou que uma das principais bandeiras de seu partido é a preocupação com o meio ambiente. Ele citou alguns projetos que permeiam o assunto, como o PL 162/2007, que obriga o uso de lâmpadas fluorescentes ou LEDs em todos os órgãos estaduais. "Uma lâmpada comum transforma entre 5% e 8% da energia elétrica que consome em luz, já um LED transforma mais de 90% da energia consumida em luz. São ganhos econômico e ambiental", destacou. O parlamentar também sugeriu a criação de uma loteria ambiental para que o valor arrecadado nas apostas seja destinado à recuperação de áreas ambientais. (GF)



Pela alfabetização



O deputado José Candido (PT) lembrou que nesta segunda-feira, 8/9, comemorou-se o Dia Internacional da Alfabetização. Candido citou que, segundo dados da Unesco, o analfabeto brasileiro é nordestino, negro, tem baixa renda e está na faixa dos 40 anos. Informou que dados de pesquisa do IBGE, realizada em 2006, dão conta de que 14 milhões de brasileiros são analfabetos absolutos: não sabem escrever o próprio nome. "O Brasil avançou na área da educação, mas ainda deixa muito a desejar. Por isso, apelo aos prefeitos, governadores e ao presidente Lula que se esforcem para investir na erradicação do analfabetismo no país." (GF)

alesp