Gondim critica situação da saúde e alerta para aumento da demanda em hospital da região de Mogi


17/10/2000 09:17

Compartilhar:


O deputado Luís Carlos Gondim (PV) voltou a criticar, em plenário, a situação da saúde no Brasil, logo após constatar, pela imprensa, que o país perdeu mais 59 mil leitos hospitalares nos últimos sete anos. "É uma situação vergonhosa, de verdadeiro caos, pois, enquanto a população aumenta, a oferta de leitos hospitalares diminui por causa da falta de investimentos no setor. O Estado de São Paulo registrou perda de 10 mil leitos hospitalares", reclamou o parlamentar.

Na opinião de Gondim, os hospitais estaduais e federais notoriamente sucateados e a insuficiência de recursos para o setor deixam a população carente, que necessita do serviço público, entregue à própria sorte. "Quem precisa de internação, no Brasil, tem de rezar muito para ser o escolhido. É que, diante da falta de condições de atender à demanda, os médicos são obrigados a 'escolher' o paciente que vão salvar, porque não conseguem prestar socorro a todo mundo", revoltou-se Gondim.

O deputado garante que os governos sabem onde estão os maiores problemas, já que a precariedade do setor de saúde é de conhecimento público. Gondim apresentou inúmeras indicações ao governo do Estado, apontando as carências da região de Mogi e solicitando providências. "Tenho repetido incansavelmente que é preciso concluir as obras do Hospital Luzia de Pinho Melo, e isso depende do governo estadual. As férias estão chegando, as sete rodovias que cortam nossa região vão registrar aumento de movimento e, conseqüentemente, do número de acidentes. As vítimas serão levadas para o Hospital Luzia, que novamente não vai ter condições de atender à demanda. É a mesma história de sempre que se repete", alertou Gondim. Ele lembrou que por diversas vezes pediu ao governador Mário Covas a conclusão das obras do hospital, bem como a construção de maternidades nos municípios de Poá e Biritiba-Mirim.

Para Gondim, enquanto os governos não priorizarem as áreas de maior importância para a população, como saúde e educação, não há como sonhar com o dia em que o Brasil deixe a condição de país do Terceiro Mundo. (Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Luís Carlos Gondim - 3886-6549/6552)

alesp