Deputada reivindica recursos para recuperação de ermida usada por Anchieta


10/12/2003 16:35

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lucia Prandi

A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) está reivindicando a liberação de recursos do Governo Estadual para a restauração da Ermida de Santo Antônio de Guaibê, em Guarujá. A solicitação está sendo feita por meio de Indicação protocolada na Assembléia Legislativa e que será encaminhada diretamente ao governador Geraldo Alckmin. Situada próximo ao ferry-boat que liga a cidade a Bertioga, em uma das trilhas da Serra do Guaraú, a antiga capela data de 1.550 encontra-se em completo abandono.

"É lamentável que um patrimônio histórico e religioso esteja se deteriorando sem que o Poder Público faça nada para preservá-lo. No momento em que a região se mobiliza pela criação dos Caminhos de Anchieta, é fundamental que este local, onde esteve o padre José de Anchieta, seja recuperado", afirma Prandi no documento encaminhado ao governador.

Segundo historiadores, a ermida foi construída no período das Capitanias Hereditárias sob o governo de Tomé de Souza, tendo sido usada por José de Anchieta para catequisar indígenas. Há inúmeros relatos de milagres relacionados ao beato ocorridos no local. Apesar das péssimas condições de conservação, a capela mantém-se como ponto de peregrinação de alguns católicos.

"Além do indiscutível valor histórico, a ermida também situa-se num local de rara beleza, junto ao Canal de Bertioga,", afirma Maria Lúcia Prandi. De acordo com a parlamentar, é fundamental que as cidades da região criem condições para explorar todo potencial turístico.

"Isto vai muito além das praias e da Mata Atlântica, passa obrigatoriamente por um roteiro que valorize e dê visibilidade a todo nosso patrimônio arquitetônico", ressalta a deputada. Nesse aspecto, a parlamentar vem se empenhando em defesa do projeto de criação dos Caminhos de Anchieta, que está sendo articulado pela Agem (Agência Metropolitana de Desenvolvimento), prefeituras da região, Igreja Católica e Governo do Estado. "Já obtive o apoio do governo federal para a iniciativa", garante.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp