Deputado sugere nome de engenheiro para viaduto de Bauru


20/10/2006 16:57

Compartilhar:


O deputado Pedro Tobias (PSDB) apresentou na Assembléia Legislativa de São Paulo projeto de lei (PL 487/06) sugerindo que o nome do engenheiro civil Frederico Paulo Weiser seja dado ao viaduto localizado no quilômetro 357 da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), em Bauru.

Em sua propositura, Pedro Tobias ressalta que deseja prestar uma justa homenagem a quem deixou tantas referências em sua vida pessoal e profissional. "O doutor Frederico, como era carinhosamente conhecido, acompanhou de perto o desenvolvimento de Bauru, não só como engenheiro e funcionário dedicado, mas também como cidadão participativo e interessado no crescimento do nosso querido município", destaca o deputado.

Frederico Paulo Weiser nasceu no dia 17/1/1914, na cidade de Curitiba. Era filho de Paulo e Joanninha Weiser, imigrantes alemães. Casou-se com a jauense Wanda Nabuco Weiser, com quem teve seis filhos: Renata, Paulo, Ruth, Eduardo, Sérgio e Frederico Paulo. Formou-se engenheiro civil na Universidade Mackenzie, em 1939.

Em 1941, Frederico Weiser mudou-se com a esposa para a cidade de Sorocaba, onde trabalhou na prefeitura daquele município como responsável pelo cálculo estrutural do hangar do aeroporto local. No ano seguinte, em 1942, mudou-se para a cidade de Itapetininga, onde iniciou sua carreira profissional no Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Em 1948, Weiser foi transferido para Bauru, onde prosseguiu com sua carreira de engenheiro do DER e viveu por quase 50 anos. "Durante sua permanência no órgão em Bauru, Weiser idealizou e participou projetos para construção de dispositivos em nível e desnível de várias rodovias da região. Atuou também na área de conservação de estradas, acompanhando pessoalmente a execução dos trabalhos, bem como da construção da primeira ponte, ligando os municípios de Bauru e Jaú", ressalta o deputado Pedro Tobias em sua propositura.

O parlamentar tucano salientou ainda que Frederico Weiser atuou também na área de concessão e fiscalização de linhas de ônibus intermunicipais. "Mais do que um engenheiro dedicado, o nosso homenageado foi um grande amigo, um exemplo de retidão ao município de Bauru, angariando a confiança, a credibilidade e o carinho da população", enfatiza Pedro Tobias.

Frederico Paulo Weiser morreu no dia 16 de janeiro de 1996, vítima de insuficiência renal, aos 82 anos de idade.

O projeto de lei que trata da denominação está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia paulista.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp