Secretaria de Cultura da Bahia elogia Revista Acervo Histórico


26/01/2005 18:52

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

O Conselho Estadual de Cultura da Secretaria da Cultura e Turismo do Governo do Estado da Bahia encaminhou ofício à Assembléia Legislativa de São Paulo comunicando o registro feito pelo conselheiro Luís Henrique Dias Tavares, durante a Sessão Plenária daquele colegiado realizada no dia 11 de janeiro, aprovado por unanimidade, que ressalta a importância da Revista Acervo Histórico, publicação semestral da Divisão de Acervo Histórico do Departamento de Documentação e Informação da Secretaria Geral Parlamentar do Legislativo Paulista, conforme transcrição abaixo.

"Registro a publicação de mais um número da revista da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Acervo Histórico, que é editada pela Divisão de Acervo Histórico daquela Casa. Este número publica um estudo de Renata Bastos da Silva sobre 'A Política Tributária de Caio Prado Júnior na Constituinte Paulista', de 1947. Parecerá curioso que o autor do indispensável 'Formação do Brasil Contemporâneo' tenha encontrado tempo e justificativa para examinar a questão tributária brasileira. Mas a professora Renata Bastos da Silva demonstra que o então deputado constituinte Caio Prado Júnior dedicou sua inteligência e conhecimentos para denunciar o quanto havia de autoritário e injusto no sistema tributário imposto ao Brasil pelo Estado Novo de Getúlio Dornelles Vargas e que era o vigente naqueles dias - pode-se concluir que este trabalho do pensador Caio Prado Júnior se mantém atual, mesmo porque o tributarismo brasileiro continua questão aberta.

Não é de menor interesse o trabalho da jornalista Olívia Gurjão, dedicado ao político Sólon Borges dos Reis. Resultou de dois depoimentos do político e educador. Também destaco o trabalho de Zita de Paula Rosa, 'Prática Política do Legislativo Paulista', no qual retorna ao tema de seu livro 'A Dominação Legitimada - A Atuação dos Deputados e Senadores Paulistas na chamada República Velha (1889-1930)'. Para não me estender mais: A Revista Acervo Histórico vale como exemplo para as Assembléias Legislativas, inclusive a da Bahia".

A revista Acervo Histórico obteve grande receptividade, principalmente do meio acadêmico. Além de universidades nacionais, também solicitaram seu envio o Center for Latin American and Caribbean Studies da Duke University e à Nettie Lee Benson Latin American Collection da Universidade do Texas em Austin, ambas universidades dos EUA, e ao Centre D'Estudes et de Recherches Sur Le Brésil - CERB, da Universidade de Quebec, em Montreal, Canadá.

Na sua segunda edição, a revista aborda o Voto Feminino, com o teatro e propaganda sufragista de Josefina Álvares de Azevedo e a Constituição Santista de 1894; a trajetória dos legisladores Sólon Borges e Freitas Valle; a política tributária de Caio Prado Júnior; a prática política do Legislativo na República Velha; o livro que Câmara Cascudo fez sobre a história do Legislativo potiguar e os documentos e fotos da época em que Avaí se transformou em município.

A revista Acervo Histórico tem o objetivo de reunir, estimular e divulgar a produção intelectual inspirada na documentação existente na Divisão de Acervo Histórico da Assembléia Legislativa de São Paulo. Sua distribuição é gratuita e voltada a instituições, bibliotecas, historiadores e pesquisadores.O primeiro número foi editado no primeiro semestre de 2004, com temas como a Origem da Assembléia Legislativa, do historiador Carlos Alberto Ungaretti Dias; a história oral do deputado Vicente Botta; O Legislativo e a República, da professora (FFLCH/USP) Zilda Márcia Gricoli Iokoi; da Memória Visual do município de Cajobi, entre outros.

alesp