Deputado cobra trem expresso para o ABC


04/05/2004 16:30

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Donisete Braga

O deputado Donisete Braga (PT) enviou nesta segunda-feira, 3/5, um requerimento cobrando do secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, informações sobre a implantação de um trem expresso no Grande ABC. Em novembro passado, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, em resposta a uma indicação do parlamentar, anunciou a existência de um plano de modernização da malha da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que incluía, entre outro itens, a volta do Trem Expresso.

"Estamos cobrando uma data porque a volta desta locomotiva representa rapidez, ou seja, um salto de qualidade no transporte público do ABC", disse Braga. Levantamento realizado pelo deputado indica que bastariam recursos da ordem de R$ 4 milhões para que o Expresso ABC voltasse a circular fazendo o percurso Mauá- Santo André.

Mais de 200 mil passageiros são transportados diariamente pela Linha D, sendo que só nas estações de Mauá e Santo André são 32 e 35 mil usuários, respectivamente. Com a circulação de um trem expresso, quase 50% dos usuários da CPTM na região seriam atendidos, resultando em redução de um minuto no tempo de percurso - de 9 para 8.

No Requerimento enviado à Secretaria dos Transportes, o parlamentar cobra detalhes do projeto de modernização da Linha D, bem como da renovação urbana do seu entorno.

dpbraga@al.sp.gov.br

alesp