Plantio de eucalipto é debatido no Codivap


29/04/2004 14:36

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Afonso Lobato

O plantio de eucalipto será tema de debate na reunião mensal do Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba (Codivap), nesta sexta-feira, 30/4.

"A iniciativa é uma ótima oportunidade para desmistificar um pouco a visão do eucalipto, principalmente em nossa região, como o grande vilão na diminuição da água da bacia do Paraíba", afirmou o deputado Afonso Lobato (PV). O parlamentar pretende, durante a reunião, debater o projeto de lei de sua autoria que regulamenta o plantio de eucalipto no Estado. A proposta já passou pelas comissões de Justiça e de Defesa do Meio Ambiente, e ainda será discutida na Comissão de Finanças e Orçamento.

Segundo Lobato, o eucalipto tem parcela de culpa nessa situação, que resulta, no entanto, de uma série de ações da ocupação humana, como desmatamento desordenado, aragem imprópria e lançamento de esgoto sem tratamento nos rios.

O deputado lembra que monoculturas provocam forte impacto ambiental. "No Vale do Paraíba, a Votorantim já possui 44 mil hectares de terra, sendo 23 mil com plantação de eucalipto. O objetivo, segundo a empresa, é chegar a 50 mil hectares", exemplificou Lobato. A região é estratégica para o plantio devido à proximidade dos dois maiores centros industriais do país.

"Esse setor da indústria gera empregos e renda e evita a derrubada de matas nativas, mas a sociedade precisa ficar atenta", alertou o parlamentar. As próprias empresas estão adotando práticas preservacionistas, afirmou o deputado verde. Ele cita como exemplo, mais uma vez, a Votorantim, que está buscando a certificação florestal, inclusive através da manutenção, em suas propriedades, de 60% de área de preservação e que há 22 anos não substitui mata nativa por eucalipto, segundo a gerência ambiental da empresa.

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp