Descartar para organizar: house keeping na Assembleia


07/12/2009 19:42

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Como é a organização de sua mesa de trabalho? As gavetas estão arrumadas e você se mantém ciente do que ali está guardado? Tem o hábito de armazenar documentos sem verificar sua real utilidade? As respostas a estas e a outras perguntas semelhantes inserem-se no novo conceito de organização que tem por objetivo preservar a disciplina, e as plenas condições de funcionalidade e racionalidade do ambiente de trabalho, cuidando ainda do bem-estar dos funcionários, denominado house keeping.

A ideia contida no house keeping baseia-se nos chamados "cinco esses (5S)", derivados das iniciais de cinco palavras japonesas: seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke, que significam respectivamente: descarte, ordenação, limpeza, padronização e autodisciplina.

A Semana do Bota Fora, promovida pelas diretorias de Medicina e Segurança do Trabalho e de Cadastro de Bens da Assembleia paulista, em outubro deste ano, baseou-se justamente em alguns desses conceitos inseridos pelo house keeeping. Na ocasião, os servidores da Casa foram incentivados a descartar desde papéis inúteis acumulados, como móveis e objetos, a partir dos seguintes critérios: o que é usado sempre e deve estar próximo de seu local de trabalho; o que é usado ocasionalmente e pode estar relativamente afastado de seu local de trabalho; o que é usado raramente e pode ser guardado em local determinado, não necessariamente próximo ao seu local de trabalho; o que pode ser descartado.

Segundo Celso Pinhata Jr, secretário-geral de Administração da Assembleia, "este evento (o Bota Fora) não é uma ação isolada. A ideia é manter o descarte a ser feito anualmente, evitando-se o acúmulo de coisas inúteis no decorrer dos anos".



Resultados da Semana do Bota Fora



A Secretaria Geral de Administração da Assembleia apresenta abaixo, o resultado do levantamento do que foi descartado pelos funcionários durante a Semana do Bota Fora, realizada entre 5 e 9 de outubro último. O levantemento foi elaborado pelo Serviço de Cadastro de Bens da Casa.

Conforme informação de Celso Pinhata Jr., os bens descartados estão em processo de doação ao Fundo Social de Solidariedade do Estado. Assim que a permissão para doar seja publicada pelo Diário Oficial do Estado, os bens, abaixo relacionados, serão entregues ao fundo.



Papel - 5.850 quilos (5,8 ton.);



Mesas - 80;



Cadeiras - 73;



Armários de madeira - 14;



Armários de aço - 44;



Aparelhos telefônicos KS - 181;



Central telefônica - 14;



Aparelhos de ar condiocionado - 11;



Geladeiras - três;



Televisores - três;



Máquina de costura industrial - uma.

alesp