Seminário sobre desenvolvimento metropolitano reúne Ministro e Secretários na Assembléia


10/10/2000 14:00

Compartilhar:


O Seminário Desenvolvimento Metropolitano, que debate a integração das três regiões metropolitanas do Estado - São Paulo, Baixada Santista e Campinas -, promovido pelo Fórum São Paulo Século XXI e a Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo (Emplasa), reuniu na manhã desta terça-feira, 10/10, na Assembléia Legislativa, o ministro-chefe da Secretaria Especial de Desenvolvimento Urbano da Presidência da República, Ovídio de Angelis, e os secretários estaduais André Franco Montoro Filho, Secretário de Economia e Planejamento, e João Caramez, Secretário-chefe da Casa Civil.

Na abertura do evento, o deputado estadual Vanderlei Macris, presidente da Assembléia Legislativa e do Fórum São Paulo Século XXI, ressaltou a importância do Fórum para a elaboração de um projeto estratégico para o desenvolvimento do Estado e classificou o seminário como fundamental para a consolidação deste projeto, "pois não é possível pensar o desenvolvimento do Estado sem pensar na região metropolitana de São Paulo".

André Franco Montoro Filho ressaltou que um dos principais desafios a ser vencido na gestão das regiões metropolitanas é a integração das políticas públicas municipais, estaduais e da união. Outro participante da mesa, o Secretário João Caramez, afirmou que "o planejamento só é ético quando visa um crescimento que possa se traduzir em melhor qualidade da vida coletiva, e só é democrático quando procura incorporar todos os envolvidos no processo do planejar".

O ministro Ovídio de Angelis divulgou aos presentes as duas primeiras metas de sua gestão: a consolidação dos diagnósticos já efetuados regionalmente sobre as regiões metropolitanas para ser possível traçar um diagnóstico nacional e a elaboração de uma Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. A Universidade de São Paulo (USP) foi chamada para coordenar estas ações. O ministro acredita que será possível encontrar caminhos que possam harmonizar as três esferas de poder Te criar condições para um desenvolvimento global e com qualidade de vida para o cidadão.

Participaram ainda da abertura dos trabalhos, Washington Martins, representando o secretário dos transportes metropolitanos Cláudio Senna Frederico; Eduardo Fontes Hotz, diretor -presidente da Emplasa; Koyu Iha, diretor da agência de desenvolvimento metropolitano da Baixada Santista.

alesp