Deputada quer evitar despejos em conjunto habitacional de Itanhaém


14/07/2003 19:37

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

Segundo a deputada Maria Lúcia Prandi (PT), a Secretaria Estadual de Habitação vai abrir um processo de renegociação de débitos com os mutuários do Conjunto Itanhaém C2, no bairro Guapiranga, em Itanhaém. O compromisso teria sido assumido pelo secretário Barjas Negri, durante audiência com a parlamentar e uma comissão de moradores do local. Durante o encontro, Prandi expôs sua preocupação com o destino de 400 famílias que poderiam ser despejadas até o final desse ano por inadimplência.

"As 400 famílias representam quase metade dos mutuários do conjunto. Não são casos isolados", enfatizou a deputada. "Salvo raras exceções, ninguém fica inadimplente por vontade, mas por absoluta impossibilidade de pagar as prestações. Com uma economia baseada fundamentalmente no turismo e na prestação de serviços, a cidade sofre as conseqüências das altas taxas de desemprego e, portanto, a inadimplência elevada está diretamente ligada a esse fato".

Conforme ficou definido na audiência, a deputada também está solicitando ao prefeito Orlando Bifulco Sobrinho que o município dê assistência jurídica aos mutuários com ordem de despejo já expedidas pela Justiça. "Estas pessoas precisam solicitar a renegociação à Justiça, que irá nos consultar a este respeito e a Secretaria irá se posicionar a favor do novo acordo", explicou Barjas Negri. "Saímos desse encontro esperançosos de que realmente estas famílias continuem em suas casas e tenham aberta a possibilidade de buscar um novo acordo com a CDHU", declarou Sebastião Canuto Reis, um dos integrantes da comissão de mutuários.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp