Os temas de Carla E. Müller exploram a fantasia no contexto da matéria e do espírito

Emanuel von Lauenstein Massarani
10/07/2003 14:32

Compartilhar:


Uma forte capacidade de observação corrobora o espírito interpretativo de Carla E. Müller, cuja pintura conquista o espectador com facilidade por ter em sua base uma técnica segura onde a cor tende a aumentar o espaço e a luz.

Trata-se de uma pintura que encontra imediata resposta pela sensibilidade alocada ao criar a estrutura formal de suas obras figurativas e pela habilidade técnica cromática com a qual procede para realizar a natureza das coisas

A pintora possui uma fidelidade a uma linha clássica que põe, com perfeita harmonia de meios, uma ordem equilibrada no traço e na estrutura de suas obras. O resultado é um feliz encontro, no espaço emotivo de sensibilidade moderna, com a medida de uma visão vibrante e musical do mundo.

O impressionismo transparente de Carla E. Müller reduz a realidade, nascida da memória e por ela transformada. A manifestação dos seus sentimentos e de suas emoções exaltam com impostação pessoal as belezas da natureza e dos seres. Tudo faz parte de uma linguagem coerente para transmitir as suas sensações, os seus momentos de liberação e de esperança.

As obras "Lírios" e "Alegria em Movimento III", doadas ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, estão incluídas na série brasileira da artista e exploram temas onde a fantasia domina soberana um contexto de matéria e de espírito, de intuição do dado real, para alcançar uma liberação interior e integrar na arte as forças mesmas do pensamento e da natureza humana.

A Artista

Carla E. Müller, pseudônimo artístico de Carla Erna Schaefer, nasceu em São Paulo no ano de 1953. Estudou desenho com professores estrangeiros e nacionais de 1989 a 1995, utilizando a técnica de giz e pastel seco. Trabalhou ainda em óleo sobre tela e atualmente utiliza técnica mista.

Participou de exposições individuais e coletivas desde 1989, destacando-se entre elas: 1º, 2º e 3º Salão de Artes Plásticas de Santo Amaro (1989, 1991 e 1993); 3º Salão de natureza morta, RJ; 7º Salão de Artes Plásticas de Rio Claro; 2º Concurso Nacional da Accademia Internazionale D'Arte Moderna; 1ª Bienal Panamericana, RJ; 7º e 8º Salão de Belas Artes de Poços de Caldas (1990 e 1991) 2º e 5º Salão Oswaldo Teixeira, Rio de Janeiro (1991 e 1994) e Arte ao Vivo, SP (1991); XII Salão de Artes da Universidade São Judas Tadeu (1993); Gran Salon Inca, Cuzco, Peru (1994); Salon Casino Parque Hotel, Montevidéu, Uruguai (1994 e 1995); 18º Salão da Paisagem, RJ; XXV Salão Baptista da Costa, Petrópolis; Espaço Cultural do Circulo Militar, SP (1995); Mostra da Primavera no Central Plaza Shopping (2000); Arte e "Cultura em Alto Mar" Transatlântico Costa Cruzeiros. A Artista que recebeu inúmeros prêmios e medalhas, foi homenageada neste ano, com o Troféu Super Cap de Ouro (2003).

alesp