Agora é lei: viaduto de Taquaritinga passa a se chamar Guido Bruzadim


08/04/2005 16:43

Compartilhar:


No sábado, 2/4, o Diário Oficial do Estado trouxe a publicação da Lei 11.927, sancionada pelo governador Geraldo Alckmin um dia antes, denominando Guido Bruzadin o viaduto localizado no quilômetro 142,050 da Rodovia Nemésio Cadetti, a SP-333, no município de Taquaritinga. A lei é de autoria do deputado Geraldo Vinholi (PDT), 2º secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa.

O Projeto de Lei 222/2004, de Vinholi, que originou a lei agora sancionada, traz em sua justificativa a síntese da vida de Guido Bruzadin, "um verdadeiro exemplo a ser seguido". De acordo com o deputado, o taquaritinguense homenageado, nascido em 1910, fez do trabalho um autêntico sacerdócio, transformando-se em conhecido empreendedor do ramo de transportes e fundando o "Rápido Transporte Guido Ltda".

Falecido em 2002, aos 92 anos, Bruzadin deixou, segundo o parlamentar, "um exemplo de luta, trabalho e perseverança para Taquaritinga, cidade a que sempre se dedicou".

Filho de imigrantes italianos e de origem humilde, Guido Bruzadin começou a trabalhar ainda criança. O primeiro caminhão, movido a gasogênio e comprado em sociedade com o primo Aldo Zoratti, em 1929, fazia o transporte de álcool de Igarapava para Taquaritinga.

Depois de tentar o transporte de pessoas, através de uma linha de ônibus da qual teve de se desfazer em razão da Revolução Constitucionalista de 1932, Guido Bruzadin fixou-se no ramo de transportes de carga. Em 1941, já casado, fazia entregas em diversos estados. Com a Segunda Guerra Mundial e o racionamento de combustíveis, Bruzadin passou a transportar lenha para a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Em 1943 surgia a "Transporte Guido", hoje "Rápido Transporte Guido Ltda".

Na década de 50, ampliou a frota da empresa dando-lhe novo impulso. Com a ajuda dos quatro filhos e o apoio da esposa, Guido Bruzadin jamais se intimidou diante dos obstáculos, o que levou a Rápido Transporte Guido a ser, hoje, com 61 anos de existência, uma das melhores empresas do ramo, responsável por mais de 500 empregos diretos e indiretos, distribuídos em 18 unidades.

"O senhor Guido Bruzadin é parte da história do nosso Estado e, merecidamente, recebe essa homenagem, denominando o viaduto localizado no quilômetro 142,050 da SP-333, em Taquaritinga, município em que trabalhou durante toda a sua vida", conclui o deputado Geraldo Vinholi.



geraldovinholi@al.sp.gov.br

alesp