Deputado propõe audiência pública para discutir caso "Shell Paulínia"


27/05/2009 10:28

Compartilhar:


O deputado Rodolfo Costa e Silva (PSDB), vice-presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, propôs a realização de audiência pública, com o objetivo de discutir a atual situação da contaminação ambiental provocada pela Shell/Basf de Paulínia. Os representantes da empresa serão convocados a participar desse evento, para esclarecer detalhes sobre o processo de contaminação e remediação.

O requerimento do deputado, aprovado na última reunião da Comissão de Meio Ambiente, prevê ainda que sejam convidados a participar da audiência os representantes da Cetesb, da Associação dos Moradores, do Sindicato a que pertencem os trabalhadores da Shell/Basf, do Ministério Público do Trabalho, da Secretaria do Meio Ambiente do Município de Paulínia e dos médicos que cuidaram da população afetada.

O caso Shell Paulínia é emblemático, e ficou conhecido, desde 1995, por uma autodenúncia, realizada pela própria empresa Shell Química ao Ministério Público, quando admitiu ter responsabilidade na contaminação, por pesticidas, do lençol freático e do terreno onde estava instalada a unidade. Os moradores do Condomínio Recanto dos Pássaros, vizinho da fábrica, foram afetados. Desde aquela época, estão proibidos de beber água dos poços e consumir hortaliças, carne, leite e ovos de plantações e criações domésticas.



rcsilva@al.sp.gov.br

alesp