Da Tribuna


26/08/2009 20:09

Compartilhar:


Contribuição social

Hamilton Pereira (PT) leu e comentou uma matéria da revista Carta Capital em que o jornalista André Siqueira abordou o tema "contribuição social para a saúde". Segundo o deputado, a matéria mostra uma contrariedade no discurso do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, sobre a queda da CPMF e a sua relação com a redução do preço do pão francês. "É uma falácia dizer que a contribuição sairá do bolso do contribuinte", afirmou. (NS)



Guarda civil metropolitana

Carlos Giannazi (PSOL) fez um apelo ao prefeito Gilberto Kassab para que os representantes da guarda civil metropolitana sejam recebidos em seu gabinete para diálogo e negociações. De acordo com o deputado, os representantes estão acampados, em greve, fazendo uma série de denúncias a respeito das suas condições de trabalho e de salário. Para Giannazi, o prefeito está preocupado em fazer política eleitoral e é contraditório ao investir apenas nos servidores estaduais, e não nos municipais. "Temo que o prefeito tenha o mesmo comportamento do governador José Serra, que reprimiu a greve da polícia civil com violência", declarou. (NS)



Hospital em Marília

Vinicius Camarinha (PSB) agradeceu o governador José Serra e o secretário da Casa Civil, Aloysio Nunes, pelos investimentos realizados na região de Marília, que irá receber um dos seis hospitais de reabilitação da Rede Lucy Montoro que o governo Serra implantará por todo o Estado. Para Camarinha, o hospital deve resolver grande parte dos problemas de mobilidade dos moradores dos 82 municípios que a região abrange. O parlamentar também lamentou a atitude da prefeitura municipal de estipular um prazo de 15 dias para que os alunos de medicina se retirem das unidades de saúde. De acordo com ele, os alunos trabalham junto com os profissionais para melhor atender a população. (NS)



Dia do soldado

Antônio Salim Curiati (PP) leu a mensagem do general do exército do Quartel do Comando Militar do Sudeste, Antônio Gabriel Esper, em comemoração ao Dia do Soldado celebrado ontem, 25/8. De acordo com o parlamentar, foi uma mensagem de segurança e alerta à sociedade brasileira. (NS)



Bênção

No último dia 22/8 comemorou-se o Dia do Excepcional, e como coordenador da Frente de Apoio às Apaes, Ed Thomas (PSB) lamentou que as pessoas especiais ainda não estejam plenamente incluídas na sociedade, conforme manda o artigo 3º, I e IV, da Constituição Federal, que veda todo tipo de discriminação, e ainda sofrem com o preconceito. Para Ed Thomas, a sociedade precisa dar valor à pessoa, precisa tratar o ser humano com muito respeito: "Filhos excepcionais merecem pais excepcionais, porque um filho especial é uma bêncão maravilhosa". (OT)



Soldado parteiro

Olímpio Gomes (sem partido) celebrou a sanção, pelo governador, do projeto de sua autoria que deu ao 43º Batlhão da Polícia Militar o nome do soldado Airton Lamas, morto no cumprimento do dever em 7/11/08, homenagem que eterniza a memória do "soldado parteiro", como era conhecido, pelo grande número de partos que realizou. Entretanto, Gomes lembrou que a família do homenageado passa por dificuldades porque o adicional de localidade (ALE), garantido pela Lei 1.045/08, não está sendo pago à viúva. Segundo Gomes, a lei se autorregulamenta, e não há desculpa para que a família não esteja recebendo o benefício. (OT)



Conferência da segurança pública

Vanderlei Siraque (PT) representará a Assembleia Legislativa, junto de Olimpio Gomes (sem partido), na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, em Brasília. A participação na conferência vem sendo preparada por Siraque com palestras e seminários em diversos municípios paulistas. Segundo o deputado, a expectativa de assembleias legislativas de todo o Brasil é criar um sistema unificado de segurança pública. Entre os diversos temas ligados à segurança, deve entrar em pauta a questão da unificação das polícias civil e militar e as ações preventivas que envolvem educação, ações sociais e ingresso dos jovens no mercado de trabalho. (OT)



Não à tortura

Considerada pela Organização das Nações Unidas um crime hediondo, a tortura deve ser banida da sociedade, e uma das maneiras de levantar essa bandeira, segundo Milton Flávio (PSDB), é não homenagear, dando seus nomeas a próprios públicos, aqueles que participaram direta ou indiretamente de atos dessa natureza. Projeto de Lei de sua autoria propõe que a rodovia General Milton Tavares de Souza, próxima de Campinas, passe a se chamar Professor Zeferino Vaz. O deputado afirma que Milton Tavares de Souza, graças a sua atividade como agente da repressão era conhecido como "Miltinho Caveirinha". Zeferino Vaz foi fundador da Unicamp. (OT)



Capão Redondo

Sobre as críticas de Olímpio Gomes, Milton Flávio (PSDB) disse que o não pagamento do adicional às viúvas não pode ser atribuído ao governador, já que as pensões e aposentadorias são geridas pela SPPrev. Flávio reportou ter estado com o secretário estadual de habitação, Lair Krahenbühl, e com o secretário municipal de habitação, Elton Santa Fé Zacarias, que se comprometeram a buscar, se não a solução para as famílias desalojadas do terreno em Capão Redondo, cuja ação de reintegração de posse ocorreu esta semana, ao menos minorar os efeitos desse episódio. (OT)



Ajuda aos citricultores

Uebe Rezek (PMDB) relatou que os citricultores paulistas, especialmente da região de Barretos, estão em dificuldades por causa da doença greening, que atinge os laranjais. Segundo ele, enquanto não há remédio contra a praga, é preciso cortar o pé afetado, o que custa aos pequenos produtores cerca de R$ 180 a cada corte. O deputado pede ao governo estadual, e também ao governo federal, um pacote de medidas que permita o enfrentamento da crise da citricultura, em especial a prorrogação do prazo para a quitação de dívidas dos produtoresm, que remontam a 2002, contraídas em razão da defasagem dos preços. (OT)



Audiência pública em Guarulhos

"Na audiência pública de Comissão de Finanças e Orçamento ocorrida nesta quarta-feira, 26/8, em Guarulhos, foi dito pelos vereadores locais que falta atenção ao município, responsável pelo segundo PIB e pelo segundo orçamento do Estado. As principais reivindicações levantadas pelos vereadores e pelo público presente são mais verbas para investimentos em escolas técnicas e em saneamento básico", disse o deputado Luiz Carlos Gondim (PPS) Na área de Saúde, o deputado declarou que a população necessita mais leitos nas UTI dos hospitais, além de mais ambulatórios médicos e um centro especializado em oftalmologia.(BA)



Contribuição do Governo Federal

O deputado Fausto Figueira falou sobre o comparecimento do presidente da República nesta terça-feira, 25/8, a cerimônia em São Bernardo do Campo para o lançamento da pedra fundamental do campus da Universidade Federal do ABC. "Na ocasião, o presidente Lula se referiu à contribuição que o governo federal tem dado ao Estado de São Paulo. Um exemplo é o Rodoanel, que recebeu mais de um bilhão em verbas federais " fato não divulgado quando se faz propaganda estadual da obra. (BA)

alesp