Edir contesta decisão da Secretaria sobre a permanência de cadeião em centros urbanos


10/10/2000 19:31

Compartilhar:


A Secretaria da Administração Penitenciária informou a deputada estadual Edir Sales (PL) que não pode transferir de local o Centro de Detenção Provisória do Belém. A deputada havia pleiteado a mudança do cadeião de dentro do quadrilátero da Febem para as margens de rodovia distante do centro urbano.

"As autoridades do Estado entendem que os cadeiões têm que se localizar em centros urbanos para evitar o afastamento do ambiente social e familiar a fim de facilitar o desenvolvimento do processo", informou a deputada.

Segundo Edir, não se justifica essa argumentação uma vez que as visitas ao detentos são semanais e, geralmente, aos domingos, o que interfere pouco na rotina das famílias. "Temos que pensar prioritariamente na comunidade, sobretudo a que reside nas proximidades do cadeião e que se sente insegura diante da probabilidade de uma rebelião ou fuga."

Quanto à alegação da Secretaria de que o Centro do Belém vai gerar empregos, a deputada acredita que se for instalado às margens de alguma rodovia, o Cadeião vai empregar da mesma forma. "Ao invés de oferecer postos a moradores da Capital, vai criar empregos em regiões afastadas, onde as pessoas têm maior dificuldade de se inserir no mercado de trabalho, por falta de oportunidades", declarou Edir.

A deputada adianta que não vai desistir do assunto e que espera que o Legislativo aprove projeto de sua autoria, que determina a construção dos centros de detenção provisória nas marginais. "A Comissão de Constituição e Justiça já emitiu parecer favorável, ou seja, juridicamente o projeto é viável", concluiu Edir.

(mais informações, ligue para o gabinete da deputada Edir Sales - 3886-6597/6599)

alesp