Cunha comemora os 71 anos da Revolução Constitucionalista


14/07/2003 14:39

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Paulo Neme



Paulo Neme, deputado estadual pelo PTB, participou na quarta-feira, 9/7, da cerimônia em comemoração aos 71 anos da Revolução Constitucionalista realizada na cidade de Cunha, no Vale do Paraíba.

Durante o Movimento de 32, o município de Cunha combateu as tropas federais de Getúlio Vargas. No dia 12 de julho, um batalhão da Marinha, formado por cerca de 400 soldados e comandados pelo capitão-tenente Augusto do Amaral Peixoto, subiu a Serra do Mar em direção a Cunha com a intenção de chegar ao Vale do Paraíba por Guaratinguetá. Na cidade foram combatidos pelos paulistas, que perderam muitos homens nesta batalha.

Paulo Virgínio, um pracinha morto durante a campanha, tornou-se figura histórica e ídolo dos cunhenses, sendo sempre lembrado na data do acontecimento. A rodovia SP-171, que leva até Cunha recebe seu nome.

A cerimônia contou com a presença do prefeito João Dias Mendes de Souza (PSDB) e de organismos militares como o 5° BIL de Lorena, cadetes da Academia Militar do Barro Branco, Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, Polícia Militar de Lorena, além de fanfarras do Colégio Paulo Virginio de Cunha.

Para o Deputado Paulo Neme, mais do que uma data, o dia 9 de Julho é uma lição de civismo e patriotismo que demonstra a união da sociedade em torno de um ideal comum. "A comemoração dessa data é de grande importância para o povo de São Paulo, pois contribuiu para o restabelecimento da democracia defendendo a dignidade do povo paulista e de todo País", declarou o parlamentar.

pneme@al.sp.gov.br

alesp